De tempos em tempos aparecem vídeos com alguns comportamentos que podem ser considerados estranhos. Mas grande parte do que eles fazem acaba sendo resultado do grande poder de concentração que os felinos conseguem ter quando estão de olho em algumas coisas.

O vídeo acima mostra acima o que está acontecendo com um gato que está de olho em alguma coisa que está acontecendo do lado de fora. Mas o que realmente chama a atenção das pessoas é o fato de que o felino está murmurando alguma coisa. Parece que o gato realmente está murmurando alguma coisa consigo mesmo.

De acordo com algumas informações que foram postas junto com o vídeo, o gato estaria de olho em alguns pássaros que estavam passando diante da janela.

Entenda a comunicação dos gatos

De uma forma geral, os felinos, na grande maioria dos casos, preferem se expressar utilizando um complexo código que inclui o movimento corporal e expressões faciais ao invés de ficar miando o tempo inteiro, uma vez que os cachorros costumam latir muito. Mesmo assim, os gatos miam e também emitem alguns outros tipos de sons.

Vídeo mostra gato murmurando na frente da janela

Alguns pesquisadores afirmam que os gatos acabaram aprendendo a miar mais justamente em função da convivência com os humanos, uma vez que as pessoas costumam dar mais bola quando os gatos emitem sons. Os sons emitidos também podem variar de acordo com a raça. Os chamados Maine Coons, por exemplo, não costumam miar e acabam emitindo um som que parecia um trindado.

Já os gatos siameses costumam ser mais tagarelas, uma vez que essa acaba sendo uma das raças mais preferidas dos humanos. Eles costumam miar mais do que outros felinos, e costumam emitir diversos sons tentando tornar efetiva a comunicação com os humanos. 

Quando os gatos emitem um miado mais agudo, por exemplo, ele pode estar querendo cumprimentar os humanos quando ele chega em um determinado local, sendo que a quantidade de miados acaba indicando o entusiasmo dos felinos.

Já quando os felinos emitem um miado em um tom médio, pode indicar que o felino realmente está com fome e pedindo comida. Se for um miado mais arrastado e longo, é sinal de que ele está pedindo alguma coisa, geralmente relacionado as suas necessidades fisiológicas.