O vídeo acima viralizou nas redes sociais nos últimos dias e mostra um Chimpanzé utilizando o smartphone para navegar na internet, assistindo vídeos e vendo algumas fotos. O vídeo acabou causando uma controvérsia. Apesar de gerar muita curiosidade, cientistas e especialistas na área criticaram.

As críticas foram feitas basicamente em função do comportamento ter sido incentivado dentro de um cativeiro, fazendo com que o chimpanzé faça algo que vai completamente contra seu instinto. Além disso, os cientistas também afirmam que isso pode refletir a domesticação ilegal dos animais.

Segundo o Instituto de Conservação da Vida Selvagem Jane Goodall, — que está localizado nos Estados Unidos e carrega o nome de uma das principais especialistas em primatas da história — o vídeo possivelmente foi gravado na reserva Myrtle Beach Safari Wild, que fica no estado da Carolina do Sul, nos Estados Unidos.

Vídeo de chimpanzé usando smartphone viraliza na internet

Jane Goodall emitiu um alerta e um comunicado nas suas redes sociais, afirmando que o que as pessoas estavam vendo ali não era nada natural. Além disso, a pesquisadora pediu para que as pessoas ficassem atentas para a crueldade pela qual muitos dos animais que vivem neste tipo de cativeiro sofrem. Confira um trecho do comunicado:

“ Retratar chimpanzés desse modo nas redes sociais incentiva o tráfico de macacos grandes. Já que eles não podem ser domesticados, as interações com humanos conforme demonstradas no vídeo são altamente perigosas, assim como prejudiciais para o bem-estar dos chimpanzés”, afirmou a pesquisadora, que tem 85 anos de idade. “Esse é um retrato terrível de um chimpanzé jovem em cativeiro. O comportamento demonstrado não pode ser considerado algo na