Por
- Atualizado
publicado em Vídeos
O vídeo acima viralizou nas redes sociais nos últimos dias e mostra um Chimpanzé utilizando o smartphone para navegar na internet, assistindo vídeos e vendo algumas fotos. O vídeo acabou causando uma controvérsia. Apesar de gerar muita curiosidade, cientistas e especialistas na área criticaram.
As críticas foram feitas basicamente em função do comportamento ter sido incentivado dentro de um cativeiro, fazendo com que o chimpanzé faça algo que vai completamente contra seu instinto. Além disso, os cientistas também afirmam que isso pode refletir a domesticação ilegal dos animais.
Segundo o Instituto de Conservação da Vida Selvagem Jane Goodall, — que está localizado nos Estados Unidos e carrega o nome de uma das principais especialistas em primatas da história — o vídeo possivelmente foi gravado na reserva Myrtle Beach Safari Wild, que fica no estado da Carolina do Sul, nos Estados Unidos.
Jane Goodall emitiu um alerta e um comunicado nas suas redes sociais, afirmando que o que as pessoas estavam vendo ali não era nada natural. Além disso, a pesquisadora pediu para que as pessoas ficassem atentas para a crueldade pela qual muitos dos animais que vivem neste tipo de cativeiro sofrem. Confira um trecho do comunicado:
“ Retratar chimpanzés desse modo nas redes sociais incentiva o tráfico de macacos grandes. Já que eles não podem ser domesticados, as interações com humanos conforme demonstradas no vídeo são altamente perigosas, assim como prejudiciais para o bem-estar dos chimpanzés”, afirmou a pesquisadora, que tem 85 anos de idade. “Esse é um retrato terrível de um chimpanzé jovem em cativeiro. O comportamento demonstrado não pode ser considerado algo na