A empresa Boston Dynamics anunciou oficialmente nesta semana que vai começar a vender para empresas uma das suas criações dentro da área de robótica. O seu robô-cachorro, como acabou ficando popularmente conhecido ao redor do mundo, passará a ser comercializado, em um 1º momento, apenas para outras empresas selecionadas.

Oficialmente o robô se chama Spot. Com seu formato que lembra muito o de um cachorro, a criação foi pensada não para servir como um brinquedo, mas sim como um sistema de segurança. A principal capacidade da invenção é conseguir escapar de obstáculos e manter o equilíbrio nas mais variadas situações.

Robô-cachorro começa a ser vendido para empresas

Além disso, é possível adicionar até quatro módulos de hardware na máquina, para incluir novas funcionalidades em trabalhos específicos – com isso, o Spot consegue checar vazamentos de gás se tiver um detector de metano, por exemplo.

O Spot conta com um mecanismo que permite com que ele chegue a uma velocidade de até 5 km/h. O robô conta com uma autonomia de bateria de 90 minutos e ainda é completamente resistente à chuva. Possui uma ampla e variada capacidade de combinar movimentos durante o seu deslocamento, o que permite inclusive que ele possa subir escadas, por exemplo.