A grande maioria das pessoas sabem que os fogos de artificio acabam fazendo um grande estrago nos cães. São inúmeros casos de cachorros que simplesmente somem de suas casas durante as festas de final de ano, unicamente por conta do efeito que os barulhos acabam tendo em seus ouvidos.

Um estudo realizado na Rússia, no Instituto de Fisiologia Pavlov, provou que um cão pode localizar a origem de um som em impressionantes seis centésimos de segundo. Além disso, os cachorrinhos podem ouvir sons tão nítidos quanto os humanos a uma distância quatro vezes maior.

Ford apresenta conceito de casinha de cachorros antifogos

Pensando nisso, a Ford acabou criando um projeto que foge completamente da sua expertise automotiva, mas que pode ser uma grande noticia para os donos de cachorros que sofrem com as queimas de fogos. Trata-se de um conceito de casinha que se utiliza da mesma tecnologia de cancelamento de ruído presente nos carros da marca.

No vídeo acima é possível conferir uma série de detalhes sobre este novo projeto. A casinha conta com painéis de amortecimento de sons prensados entre as camadas das paredes. Além disso, as casinhas contam ainda com alto-falantes com cancelamento de ruído ativo para amenizar os estrondos dos fogos de artifício.

Ford apresenta conceito de casinha de cachorros antifogos

A casinha conta ainda com uma série de recursos adicionais, todos pensados em oferecer uma maior qualidade de vida para os cachorros enquanto eles estiverem ali dentro. O piso também conta com uma tecnologia que consegue reduzir a vibração. O sistema de ventilação também é à prova de som.

Infelizmente o projeto ainda não passa de uma casinha conceito, sem qualquer tipo de previsão de que ela possa realmente ser comercializada em larga escala. Mas seria ótimo!