Por Rodrigo Bueno

publicado em Vídeos

Um circo foi notificado depois que um vídeo que começou a circular na internet mostrava um cachorro sendo utilizado em um dos números. De acordo com as informações que foram divulgadas pela imprensa local, o fato aconteceu na cidade de Granja (CE), que fica distante 332 km de Fortaleza.

Circo é notificado por usar cachorro em número

O caso, além de ganhar uma grande repercussão, também acabou sendo denunciado pelo deputado federal Célio Studart (PV). Vale ressaltar, que independente do tipo de número e do risco, a prática de utilizar animais neste tipo de apresentação é considerado como maus-tratos pela Política Estadual de Proteção Animal no Ceará (Lei 17.729/2021).

O vídeo que foi utilizado como prova para a denúncia mostrava o cachorro andando em uma escada de corda suspensa. Logo depois, o animal pula em um pano que está sendo segurado por dois funcionários do circo. Confira o vídeo:

Depois que o vídeo foi divulgado, a Prefeitura da cidade de Granja mandou agentes da Secretaria de Saúde, da Guarda Municipal e também uma equipe da Vigilância Sanitária. Representantes da Associação São Francisco, uma organização de proteção aos animais de Granja, também participaram da fiscalização.

Circo é notificado por usar cachorro em número

No circo, o cachorro foi examinado e não foram constatadas marcas de maus-tratos. Mesmo assim, o circo estava descumprindo uma lei. Em nota, a dona do circo "alegou que não sabia das leis que envolve proteção dos animais, pediu desculpas a toda população que se sentiu incomodada e garantiu que não irá mais colocar o número nos próximos espetáculos".

Na ocasião, o circo Jamaica assinou um termo de compromisso que garante que não vai mais utilizar qualquer animal durante os espetáculos.