Circo é notificado por usar cachorro em número

Animal aparece pulando do alto de uma escada suspensa.

Por Rodrigo Duarte

publicado em Vídeos

Um circo foi notificado depois que um vídeo que começou a circular na internet mostrava um cachorro sendo utilizado em um dos números. De acordo com as informações que foram divulgadas pela imprensa local, o fato aconteceu na cidade de Granja (CE), que fica distante 332 km de Fortaleza.

O caso, além de ganhar uma grande repercussão, também acabou sendo denunciado pelo deputado federal Célio Studart (PV). Vale ressaltar, que independente do tipo de número e do risco, a prática de utilizar animais neste tipo de apresentação é considerado como maus-tratos pela Política Estadual de Proteção Animal no Ceará (Lei 17.729/2021).

O vídeo que foi utilizado como prova para a denúncia mostrava o cachorro andando em uma escada de corda suspensa. Logo depois, o animal pula em um pano que está sendo segurado por dois funcionários do circo. Confira o vídeo:

Depois que o vídeo foi divulgado, a Prefeitura da cidade de Granja mandou agentes da Secretaria de Saúde, da Guarda Municipal e também uma equipe da Vigilância Sanitária. Representantes da Associação São Francisco, uma organização de proteção aos animais de Granja, também participaram da fiscalização.

No circo, o cachorro foi examinado e não foram constatadas marcas de maus-tratos. Mesmo assim, o circo estava descumprindo uma lei. Em nota, a dona do circo "alegou que não sabia das leis que envolve proteção dos animais, pediu desculpas a toda população que se sentiu incomodada e garantiu que não irá mais colocar o número nos próximos espetáculos".

Na ocasião, o circo Jamaica assinou um termo de compromisso que garante que não vai mais utilizar qualquer animal durante os espetáculos.