Por Rodrigo Bueno

publicado em Saúde

Viajar com os cães se tornou uma rotina para muitas pessoas. Afinal de contas, os pets se tornaram a principal companhia de muitos que moram sozinhos ou então de casais que não possuem filhos ou que possuem crianças pequenas. Com isso, sair de férias pode se tornar um desafio maior, já que os pets acabam tendo que ser levados juntos ou deixados com outras pessoas.

Vai viajar com um cão idoso? Confira algumas dicas!

Quem opta por viajar com um cachorro mais idoso deve tomar uma série de cuidados adicionais, já que a sua saúde deve ser muito mais frágil do que a dos cães mais novos. Confira algumas dicas:

Certifique-se que o cão esteja calmo

Antes de mais nada, é importante que os cães se mantenham calmos, especialmente quando essa viagem se dará por meios de transporte como aviões ou ônibus. Existem determinados medicamentos que podem ajudar a manter os cães mais controlados, mas eles devem ser dados apenas sob supervisão de um veterinário.

Planeje sempre com antecedência

Vai viajar com um cão idoso? Confira algumas dicas!

É importante levar em consideração as necessidades dos cachorros quando a pessoa está fazendo o planejamento da sua viagem. É importante se certificar que os locais onde as pessoas vão se hospedar recebem os pets. Além disso, também é importante ter informações sobre onde encontrar atendimento médico de emergência.

Comece com viagens curtas

Não é recomendado fazer com que a primeira viagem do seu amigo cachorro seja uma viagem muito longa. É importante que ele vá se acostumando com toda a rotina de viagem. Por isso, pode ser interessante começar com pequenas viagens para que o cachorro se acostume com o veículo, com a caixinha, etc.

Leve itens familiares

Pode ser mais complicado para um cachorro idoso ter que se adaptar a um local que seja completamente diferente do que aquele que ele está acostumado. Por isso, pode ser importante levar, junto alguns itens familiares que sejam importantes para o cachorro, como alguns brinquedos ou então alguma almofada que ele utilize todos os dias.