Fofuxo.com

Unhas de gato

Confira algumas dicas para cuidar das unhas dos nossos amigos felinos.

Ter um gato em casa geralmente é sinônimo de marcas de arranhões em alguns móveis, sofás, almofadas, dentre outros itens. Trata-se de um comportamento mais do que natural para a espécie que está sempre preocupada com o crescimento de suas garras afiadas.

Unhas de gato

Mas os donos podem seguir algumas dicas para que ter um felino dentro de casa não signifique ter seus móveis ou outros bens destruídos.

Brinquedos e arranhadores

Unhas de gatoA primeira medida que deve ser tomada é a disponibilização de brinquedos e arranhadores para os gatos. Não será necessário ensinar os felinos, pelo menos na maioria dos casso, como eles devem utilizar este tipo de item. Ao colocar um arranhador próximo ao local onde ele costuma fica, o gato vai acabar procurando o instrumento para conseguir conter o crescimento de suas unhas.

Sempre quando o dono poder optar entre dois tipos de arranhadores diferentes, é fundamental escolher aqueles que são feitos de madeira, pois chamam mais a atenção dos felinos e são muito mais efetivos na hora de suprir esta necessidade que os gatos possuem de arranhar.

Corte

Unhas de gatoExiste também a opção de fazer o corte da unha dos felinos, sendo que os donos poderão solicitar este serviço na maioria dos petshops que atendem gatos, ou então a própria pessoa pode aprender como cortar as unhas do felino. Independente da escolha do dono, é muito importante que este corte comece quando o gato ainda é filhote, e não deixar para cortar depois que ele já é adulto, pois isso poderá dificultar bastante o procedimento.

Caso o dono opte por cortar as unhas do seu gato em caso, é muito importante analisar atentamente a pata do gato para conhecer melhor a estrutura e também ver que existem ramificações sanguíneas nas unhas. Se por um acaso o dono cortar nesta parte o gato vai sentir dor e poderá haver sangramento. Provavelmente ele nunca mais vai deixar uma pessoa pegar na pata dele, ou pelo menos não vai deixar por um bom tempo.

Os donos devem pressionar levemente a patinha do gato para que as unhas saiam para fora. Neste momento é possível observar que a parte de baixo da unha possui uma marca mais avermelhada. Ali é o limite de corte, os donos não podem ultrapassar ele. Existem também alguns instrumentos que são próprios para os corte das unhas dos gatos.

Não esqueça de sempre higienizar o cortador com álcool antes de usar no seu gato. 

Postado em .


Pela Web

Comentários