A displasia do quadril é um problema de desenvolvimento dos ossos nesta região do corpo dos cachorros. Existe um deslocamento até as laterais, que acabam sendo responsáveis por impedir que os cães executem movimentos que deveriam ser simples para eles, como correr, caminhar, sentar ou virar de uma forma muito brusca.

Como tratar displasia do quadril em cães

Não existe uma causa única para este problema de saúde, mas sabe-se que ele acaba tendo muito mais chance de incidência naqueles cães que são considerados de grande porte. E isso se dá especialmente pela grande quantidade de peso que eles acabam carregando. A obesidade também se torna um fator de risco, bem como a má qualidade da alimentação, especialmente quando a ração não conta com a quantidade de vitaminas e minerais recomendado para um cão.

Os sintomas mais comuns da doença acabam sendo percebidos nas dificuldades que os animais apresentam ao se movimentar. Especialmente em brincadeiras que exigem que ele pule ou corra ou então em movimentos como subir e descer escadas, que costuma forçar bastante a região do quadril.

Tratamentos

Como tratar displasia do quadril em cães

Os tratamentos para displasia do quadril geralmente dependem do estado no qual o cachorro se encontra no momento em que a doença é diagnosticada. Na maioria dos casos, os veterinários iniciam os procedimentos administrado medicamentos que vão proteger as cartilagens, reduzir a dor e retardar o avanço.

Em alguns casos os veterinários podem indicar a fisioterapia canina como forma de tratamento. Neste caso, os exercícios vão ajudar os cães a recuperar parcialmente ou totalmente os movimentos que estão sendo prejudicados pela doença.

Em casos mais avançados, o veterinário pode indicar uma cirurgia para resolver o problema. Trata-se de um procedimento bastante delicado, que vai exigir muitos cuidados antes e depois. Por isso, é fundamental que os tutores estejam com um veterinário de confiança e que esclareça todos os pontos importantes para garantir que a cirurgia traga uma maior qualidade de vida para os cães.