Por
publicado em Saúde
Os cães naturalmente possuem uma natureza mais curiosa em relação a praticamente tudo que está na sua volta. Eles estão sempre sentindo o cheiro e os gostos dos mais diversos elementos que encontram pela frente. E muitas vezes os donos não acabam se dando conta de quão perigoso uma lata ou uma garrafa aberta com produtos químicos pode ser perigoso para animais de estimação.
O erro acontece principalmente quando nos referimos aos donos de primeira viagem, aqueles que estão criando cães pela primeira vez. O grande problema é que muitas vezes as pessoas simplesmente não conseguem se colocar no lugar do seu animal. Por mais que elas achem que um cachorro possa não alcançar um determinado local, é fundamental que esta informação realmente seja confirmada antes de deixar qualquer coisa que possa fazer mal ao seu pet em um local mais acessível.
Se mesmo com todas precauções o pior acontecer, confira algumas dicas do que fazer para evitar que seu pet sofra as piores consequências com a ingestão de alguma substancia tóxica.
De olho nos sinais
O primeiro passo do dono é saber se realmente ele pode estar apresentando algum sinal de que foi envenenado com alguma substância. De uma forma geral, os cachorros apresentam alguns sintomas em comum, dentre eles: a diarreia ou o vomito, alguns tremores pelo corpo, e em alguns casos convulsões quando a substancia é muito forte ou quando o animal está intoxicado há mais tempo.
O que fazer?
Caso o cão esteja em um estágio de convulsão, o melhor que o dono pode fazer é pegar o animal e levar até o veterinário mais próximo. É importante enrolar o cachorro em um cobertor. E ajuda muito o tratamento se o dono conseguir levar a embalagem, a folha ou um pouco do que pode ter causado este envenenamento ao seu cão. Para isso, dê uma investigada ao redor do local onde ele foi encontrado.
Caso o cachorro apresente algum odor muito forte no corpo e se ele for característico de algum produto conhecido, os donos também podem dar um banho caseiro no cão para eliminar a substancia. É importante que isso seja feito o quanto antes, assim a chance dele lamber o seu próprio corpo e ingerir a substancia é bem menor.
Nos casos quando o dono consegue ver quando o animal fez a ingestão do produto e caso esteja muito distante de um veterinário, os donos também podem tentar induzir ao vômito, para que a substância seja expelida. Existe uma solução caseira que pode ajudar: 1 colher de sopa de água oxigenada 3% para cada 10g de peso do cão. Dê a cada 10 minutos até que ele vomite.