Fofuxo.com

Suplementação animal é necessária?

Saiba mais sobre a suplementação animal e quando é necessário recorrer a ela.

Muitos donos de animais de estimação ficam em dúvida com relação a que tipo de alimento dar para o seu cão ou o seu gato. Mas além da dúvida se a pessoa precisa dar somente ração, ou se pode dar comida também, existem alguns outros pontos importantes que também devem ser levados em consideração, especialmente relacionados as vitaminas e também aos sais minerais que o seu cão ou o seu gato precisam para ter uma vida saudável. Afinal de conta, será que realmente as rações conseguem completar todas as necessidades dos animais em termos de vitaminas?

Suplementação animal é necessária?

Com o medo de não estar fornecendo uma alimentação adequada para o seu gato ou o seu cão, muitos donos recorrem a chamada suplementação para aumentar a quantidade de vitaminas e sais minerais que estão sendo oferecidas para cães e gatos. Mas será que esta técnica realmente é necessária?

O que é suplementação?

Em determinados momentos da vida das pessoas elas não acabam tendo alguns problemas relacionados a falta de determinadas vitaminas e sais minerais no organismo. Esta falta das substancias podem acontecer por diversos fatores. A pessoa pode não conseguir ou não ter o hábito de comer determinados tipos de alimentos que são ricos nas vitaminas, ou ainda pode ter algum problema no organismo que impede que ela consiga extrair as vitaminas dos mesmos alimentos. Neste caso, as pessoas precisam repor estas vitaminas através de outras formas, geralmente tomando medicamentos ou enriquecendo sua alimentação com determinados compostos com as vitaminas que estão faltando.

Com os animais acontece a mesma coisa, eles podem sentir falta de determinadas vitaminas que podem não estar sendo incluídas na sua dieta, sendo assim o risco do desenvolvimento de determinadas doenças aumenta. Por isso, muitos donos e criadores recorrem a outros artifícios para levar as vitaminas necessárias aos organismos de cães e gatos. Esta suplementação pode ser feita com alimentos mais ricos nestes elementos.

Quando recorrer

Suplementação pode ser necessária quando o cão gasta muita energia. Especialistas e veterinários afirmam que os donos dos animais não precisam se preocupar com a falta de vitaminas, a não ser que alguma doença surja neste meio tempo. Eles garantem que a maior parte das rações que estão no mercado conseguem suprir todas as necessidades de vitaminas que os animais podem ter. Mas é importante que esta ração realmente seja de boa qualidade e que ela seja rica em vitaminas. Além das informações que constam na parte da frente das embalagens, é recomendado também que as pessoas leiam atentamente os compostos dos alimentos que estão na parte de trás.

As rações também devem ser dadas de acordo com a idade e também com o tamanho dos cães e gatos. Estas informações realmente são muito relevantes para que saber o que realmente os animais precisam ingerir.

Casos especiais

Existem alguns casos especiais que devem ser acompanhados mais atentamente pelos donos e também pelos veterinários. Por exemplo, animais atletas, que possuem um gasto maior de energia na prática de exercícios, podem ter maiores necessidades de vitaminas e sais minerais. Neste caso, é necessário que os donos apostem em alimentos realmente que sejam mais enriquecidos pelas vitaminas. Na dúvida, consulte um veterinário para realmente saber que tipo de alimento pode ser dado para estes animais.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários