Fofuxo.com

Saiba como vacinar o seu cachorro

Confira algumas dicas para conseguir dar vacina no seu animal de estimação.

As vacinas fazem parte do pacote de cuidados básicos que todo o dono deve ter com o seu pet de estimação. E como os cachorros ainda lideram em relação a sua presença nas casas das famílias brasileiras, as dúvidas relacionadas as vacinas que devem ser administradas no cão, juntamente com as formas de se dar a medicação acabam surgindo como as principais.

Saiba como vacinar o seu cachorro

Confira algumas dicas de como vacinar o seu cão.

Consulta ao veterinário

Sempre é mais recomendado levar o seu cão para ser vacinado em um veterinário responsável. Afinal de contas, trata-se da aplicação de um medicamento que exige um certo cuidado e preparo.

Muitos animais ficam nervosos quando são levados para o consultório médico, por isso é muito importante preparar os animais já nas primeiras consultas para que eles se acostumem. Além disso, quando os animais são levados para o veterinário ainda filhotes, eles tendem se tornarem mais receptivos quando adultos.

O ideal tentar manter o máximo o clima tranquilo na ida até o veterinário, sem criar grandes alardes. Além disso, depois que o animal vai ao veterinário, é importante dar uma recompensa para que ele se sinta mais motivado nas próximas idas.

Para casos extremos, quando os donos realmente não conseguem levar os animais até o veterinário, muitas cidades oferecem a opção de visitas na própria casa dos donos dos animais. Esta opção pode ser bem mais tranquila.

Vacinadas dadas pelo próprio dono

Apesar de não ser recomendado, muitos donos não conseguem pagar o preço de uma consulta ou uma visita ao veterinário. Sem contar os locais que ficam muito afastados dos especialistas. Nestes casos, é ainda mais recomendado o dono realmente dar a vacina por conta e risco do que deixar o seu animal sem proteção.

Para dar vacina no seu cão, antes de mais nada é necessário amordaçar o cachorro para que o dono não corra o risco de ser mordido durante o processo. Uma simples focinheira pode dar conta do recado.

Além disso, é muito importante ter mais do que uma pessoa junto na hora de dar a vacina para o animal. Esta pessoa será a responsável por segurar o cão, para que ele não se mexa durante a aplicação e não corra o risco de se machucar no processo.

No local onde ser aplicada a vacina é importante que o dono do animal passe um algodão com álcool iodado, que pode ser o mesmo utilizado para humanos. Escolha sempre uma região onde tenha um maior volume de pele, sendo que os locais mais indicados são acima da pata traseira do cachorro.

Siga sempre as recomendações do medicamento, e não esqueça de usar seringas e agulhas novas no momento da aplicação. 

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários