Muitos donos de cães passaram a dar banho nos seus pets na sua casa mesmo. Afinal de contas, com a pandemia de Covid-19, muitos locais que oferecem este serviço passaram a atender com algumas restrições. Além disso, as próprias recomendações para que as pessoas parassem de circular pela rua também ajudou na decisão.

Saiba o que fazer quando a unha do cachorro cresce demais

E algo que pode pegar as pessoas de surpresa com os banhos em casa é o crescimento das unhas dos cães. E isso pode acontecer porque, na grande maioria dos casos, as empresas que dão banho no pet também acabam cortando as unhas do cachorro neste período. Especialmente a unha do chamado quinto dedo do pet, que fica meio solta.

É essa unha que justamente acaba crescendo e fazendo com que os pets tenham alguns problemas. Elas encravam muito facilmente, e isso vai fazendo com que, na medida que ela cresce, vá entrando na pata do animal. Com os movimentos que o cachorro vai fazendo, essa ponta da unha pode ir entrando na para e causar ferimentos.

Geralmente o período no qual a unha se torna um problema é um ano sem corte. E uma série de problemas acabam surgindo a partir da unha encravada. O cachorro pode começar a apresentar um cheiro ruim na pata, ou ainda alguns emaranhados no pelo e até mesmo uma claudicação.

Saiba o que fazer quando a unha do cachorro cresce demais

Estes acabam sendo os sinais mais evidentes de que o pet está precisando de uma atenção maior para as unhas. Para resolver, é fundamental que, antes de mais nada, essa unha seja aparada. Caso este procedimento seja feito em casa, a dica é adquirir um cortador próprio para as unhas dos cães, que pode ser encontrada com uma certa facilidade.

Além disso, é importante ficar atento ao local do corte, que deve ser sempre na parte branca, nunca chegando muito perto da região mais escura.

Caso a unha já tenha causado algum tipo de ferimento, será preciso uma avaliação mais criteriosa. Em um primeiro momento, as pessoas precisam ver se existe algum tipo de inflamação. Neste caso, a indicação é realmente ir até um veterinário. Caso seja um ferimento mais superficial, não é preciso se preocupar, pois com o aparo da unha ele vai acabar cicatrizando.