Fofuxo.com

Saiba como tratar as quedas de pelo nos cães

Tratamentos com medicamentos acabam sendo mais eficientes nos casos mais graves.

A queda de pelos é normal nos cães em algumas situações. De tempos em tempos uma grande parte da camada de pele morta do animal é trocada, para que assim nasça uma nova. Além disso, durante o verão também é natural que os cães percam mais pelo. Mas em alguns casos a situação também pode significar que o seu pet está sofrendo de uma doença. Os veterinários chamam a queda de pelo anormal nos cães de Alopecia.

Saiba como tratar as quedas de pelo nos cães

Geralmente a queda de pelos em grande quantidade nos animais também está acompanhada de alguns outros sintomas que podem ser encontrados, como feridas ou marcas vermelhas.

Causas

Saiba como tratar as quedas de pelo nos cãesExistem várias causas aparente que podem ser levadas em consideração quando um animal apresenta um problema de pele deste porte, quando existe uma grande quantidade de perda de pelo.

Antes de partirmos para as questões relacionadas as doenças, existe uma questão que as vezes passa batido pelos veterinários e pelos donos que é a hereditariedade. Por isso, antes de comprar um cão de raça valorizada é importante checar para saber se os pais não tiveram problemas desta natureza.

O Estresse ainda é um dos maiores motivos que levam um cão a perder uma grande quantidade de pelos. Isso pode acontecer devido a alteração na rotina do cão, ou quando ele passa por uma situação extrema, como fome ou sede por muito tempo. Muitos cães também ficam estressados quando estão muito tempo presos em um determinado local.

As pulgas e os carrapatos também podem provocar alergias que irritam a pele do animal e acabam provocando a queda dos pelos. Por isso, o dono deve investigar para saber se existe ou não a presença dos parasitas no local onde o cão vive.

Outros problemas que podem levar a perda de pelo no animal são:  Infecções de pele, problemas hormonais, envenenamento, queimaduras e efeitos colaterais de medicamentos.

Tratamento

O tratamento começa com uma avaliação do veterinário. O profissional vai conseguir identificar quais seriam as causas dos problemas que estão levando a perda de pele, sendo que em alguns casos poderá ser necessário fazer exames de sangue ou biopsias no local.

O tratamento sempre vai depender da causa encontrada. Mas existem alguns remédios específicos que são aplicados nos locais mais críticos que ajudam a pele do animal a se regenerar e também ajuda no crescimento dos pelos naquele local. 

Postado em .


Pela Web

Comentários