Um problema de saúde relativamente comum observado entre os cães, e nem por isso deixa de ser grave, é a chamada cistite. Basicamente este acaba sendo o nome dado para a inflamação da bexiga urinaria do cachorro. E, ao contrário do que a maioria dos donos de cães pensam, nem sempre o problema está relacionado a infecção urinária.

Saiba como tratar cistite em cachorros

São diversos os motivos que podem acabar sendo apontados como a causa de uma determinada cistite no organismo dos cães, mas uma das mais comuns é o surgimento e a instalação de determinadas bactérias, que costumam entrar pelo intestino.

Quando isso acontece, elas começam a habituar na pele que reveste a zona anal para passar através da uretra e chega até a bexiga. Lá, começam a colonizar e provocar uma infecção e, consequentemente, uma inflamação.

Além do surgimento das bactérias, também existem algumas outras causas que podem ser consideradas como um motivo para o surgimento da doença. Dentre eles estão pedras na bexiga, diabetes (facilita a colonização das bactérias por causa do alto nível de glicose no sangue), medicamentos que enfraquecem o sistema imunológico do pet (como cortisona), tumores na bexiga e quimioterapia.

Sintomas

Saiba como tratar cistite em cachorros

Como essa é uma doença que costuma causar dor no animal, qualquer mudança de comportamento que indique este tipo de problema pode acabar sendo um indicio de que seja preciso iniciar uma investigação. Outro sintoma bastante comum é quando o animal começa a urinar sangue.

Até mesmo o aumento considerável de vezes que o animal urina ao longo de um determinado dia também pode ser um bom motivo para iniciar uma investigação sobre o caso, uma vez que a cistite acaba inflamando as paredes da bexiga.

Tratamento

Este tipo de doença realmente é importante ser tratada o quanto antes, com a supervisão de um veterinário. O médico costuma utiliza uma serie de antibióticos para que a doença seja controlada. É importante também que os donos se certifiquem que o animal beba bastante água durante o tratamento.