Fofuxo.com

Saiba mais sobre a obesidade felina

Entenda como identificar quando seu gato está mais gordo do que deveria e veja o que fazer nesta situações.

A grande maioria das pessoas não conseguem resistir quando encontram um gatinho, fofinho e gordinho na sua frente. Por mais que muitos ainda tenham uma certa resistência a ter um destes felinos na sua casa, já que os cachorros seguem sendo a preferência nacional, basta ver um destes pela frente para fazer com que alguns mudem de ideia.

Saiba mais sobre a obesidade felina

O problema é que o gordinho nem sempre significa algo bom para a saúde dos gatos. Os donos devem ter cuidado quando o seu gato acabam ganhando muito peso de uma hora para a outra. E em algumas raças esta é uma tarefa um pouco complicada, porque os pelos costumam enganar bastante, especialmente quando são fartos.

Mas o fato é que este problema de obesidade é bastante comum entre os gatos das mais diferentes raças.

Causas da obesidade

Saiba mais sobre a obesidade felinaUma questão muito recorrente relacionada a obesidade dos felinos está intimamente relacionada com a castração. Geralmente as pessoas tendem a acreditar que a castração faz com que o gato engorde. E realmente existe uma diminuição considerável no nível de atividade do organismo dos felinos. Consequentemente, eles gastam menos energia e tendem a engordar. Mas este processo está sempre relacionado a alimentação.

A obesidade nada mais é do que uma falta de equilíbrio entre a alimentação ingerida pelos gatos com as atividades físicas que fazem com que eles queimem calorias, exatamente como acontece com os humanos. Este cuidado com a alimentação deve ser tomado durante toda a vida dos felinos, mas especialmente depois do processo de castração.

Além disso, existem algumas outras causas da obesidade, como a idade dos animais (quanto mais velho ele fica mais pré-disposto a engordar, a raça, a falta de uma rotina na alimentação e também o sedentarismo em excesso.

Os problemas da obesidade nos gatos

Os problemas causados pela obesidade são praticamente os mesmos em qualquer animal, incluindo os felinos. As doenças respiratórias costumam aparecer primeiro nos gatos em decorrência da obesidade. Além disso, as doenças do coração também são bastante comuns. Outro problema bastante comum nos gatos obesos são os ortopédicos, já que eles estão sempre caminhando e pulando de um lado para o outro, mas com uma grande quantidade de peso podem ter problemas.

Identificando a obesidade nos gatos

Existem algumas dicas simples para identificar se um gato está acima do peso. Quando olhar o felino de cima, os donos devem conseguir ver a cintura dele. Caso contrário está obeso. Além disso, quando o dono apalpar a região do peito do animal ele deverá sentis as costelas. Mas se elas aparecerem, é sinal de que ele está magro demais.

Dicas para tratar a obesidade nos gatos

  • Saiba mais sobre a obesidade felinaConsulte um veterinário para realização de exames complementares afim de detectar possíveis doenças;
  • Crie uma rotina para a alimentação do seu gato, dando preferência para as rações menos calóricas;
  • Monitore o peso do seu animal constantemente;
  • Mantenha uma rotina de exercícios com o seu gato onde ele seja estimulado a brincar todos os dias. 

Postado em .


Pela Web

Comentários