Fofuxo.com

Saiba mais sobre a caspa em cães

As pequenas casquinhas brancas no couro do animal indicam outros problemas que precisam ser investigados.

Se você está percebendo uma grande quantidade de casquinhas de cor branca pelo chão da sua casa, ou então na sua mão depois de brincar ou passar um tempo com o seu cãozinho de estimação, ele pode estar com caspa. Não se trata de um problema em sí, mas sim de um sintoma que indica a presença de outros problemas que precisam ser investigados.

Saiba mais sobre a caspa em cães

As causas da caspa

Existem muitas possíveis causas para a caspa em cães, e muitas delas acabam sendo muito parecidas com as causas da caspa nos humanos. Existem determinadas causas que são externas, enquanto outras acabam sendo problemas com o próprio animal.

Por exemplo, quando existe uma mudança brusca de temperatura ou quando o animal está em um local com pouca umidade no ar, a caspa pode surgir. Estas condições acabam causando o ressecamento da pele, o que pode acabar ocasionando a caspa. Mas quando ela é constante e não pontual, pode ser um problema do organismo do cão.

Quando os animais estão desidratados e quando estão faltando gorduras saudáveis no organismo do animal, a caspa também surge. E estes problemas estão diretamente relacionados a dieta que o cão está tendo.

Outro motivo que pode ser o causador da caspa nos animais é a presença de parasitas. A presença de fungos podem acabar ocasionando a produção de óleo em excesso na pele do animal, e que causa a seborreia e consequentemente a caspa.

Quando a caspa pode ser um problema?

Saiba mais sobre a capas em cães

Assim que os donos observarem a presença dos flocos brancos no couro do animal, a primeira coisa que deve ser feita é esperar. Se o problema persistir durante muito tempo, é sinal de que a caspa não está relacionada apenas ao ambiente externo. Outro fator que pode indicar problemas mais sérios relacionados a caspa é quando o animal coça muito em um determinado local, chegando a causar pequenas lesões na pele.

Tratamento

O tratamento deve ser feito sempre com a supervisão do veterinário. Geralmente com algumas alterações nos produtos utilizados no banho ou até mesmo na forma como os donos escovam os pelos do cão, o problema pode ser solucionado. No caso da caspa representar uma infecção mais séria, será necessária a utilização de determinados medicamentos.  

Postado em .


Pela Web

Comentários