Você sabia que os cães contam com duas glândulas que ficam debaixo da pele localizadas na região anal dos animais, sendo uma do lado direito e outra do lado esquerdo? Conhecidas como bolsas, estas áreas são as responsáveis por conferirem um odor específico nas fezes e no ânus dos animais, através de um líquido que é expelido, em outras palavras, cada um dos cães possuem um odor distinto, este que serve para facilitar o reconhecimento entre os cães.

Saiba o que é impactação da glândula anal

Esta é uma região que poderá apresentar em alguns casos problemas por conta de uma não exclusão de substâncias. Quando as fezes estão macias demais, ao passarem não exercem pressão suficiente para esvaziar glândulas, ou ainda se as glândulas produzem em excesso o líquido, ele poderá se tornar espesso e bloquear as glândulas, é o que explica a autora.

Se você vir o seu cão arrastando o traseiro no chão, este pode ser um tipo de problema de saúde conhecido como impactação de glândula anal. Com isto, os animais acabam tendo este tipo de atitude na tentativa de desbloquear as regiões afetadas e expelir o líquido.

Sintomas principais provocados pela impactação de glândula anal

Cães que tiverem este problema, tendem a contar com as glândulas inchadas e macias. Por este motivo, eles costumam lamber de forma excessiva a região, na tentativa de desbloquear uma passagem para a substância que deveria ser descartada.

Saiba o que é impactação da glândula anal

Além destas características, o cão poderá apresentar ainda a febre, situações de letargia, e a perda de apetite, além de incômodo e manchas na região anal.

Mesmo que a impactação da glândula anal seja um problema que afeta a todos os cães, sem uma distinção, esta é uma situação muito mais comum de ocorrer em raças toy.

Porém, independente de como o cão estiver, o interessante é procurar por ajuda veterinária imediatamente. Com isto, quanto mais cedo o médico descobrir, maiores serão as chances de o animal apresentar quadros simples, pois com o tempo o impacto pode se tornar uma inflamação e surgir abscesso que pode estourar a qualquer hora.