Por Rodrigo Duarte

publicado em Saúde

Quando os cães começam a coçar a orelha sem parar, reclamando um pouco de dor, e ainda revelando uma secreção um pouco mais escura, pode ser sinal de um problema de saúde que pode se tornar grave: a chamada “sarna de ouvido”, que se instala no pavilhão auricular e que dificilmente desaparece se não acontecer o devido tratamento.

Saiba como identificar e tratar a “sarna de ouvido” do seu cão

Essa sarna pode ser pega diretamente do pelo de um animal infestado. Portanto, essa é uma doença que costuma ser mais frequente em ambientes com muitos animas próximos, mas também pode acontecer a transmissão em ambientes públicos, por exemplo. Mas ela também pode acabar se desenvolvendo sozinha dentro do ouvido. Isso acontece basicamente pelo fato do ouvido ser um local com calor, pelos e umidade, que acaba sendo ideal para a proliferação dos fungos e dos ácaros.

Os pets passam a sentir uma coceira constante na região dou ouvido, o que também acaba se tornando um problema, já que as unhas sujas podem lacerar o pavilhão auricular do seu cão, piorando a situação. Neste momento, o que era uma infecção bacteriana pode acabar se tornando uma infecção séria.

Como acabar com a sarna de ouvido?

Saiba como identificar e tratar a “sarna de ouvido” do seu cão

Uma dica interessante é utilizar um palinete de algodão embebido em vinagre para fazer uma limpeza prévia no ouvido. O ácido acético que compõe o vinagre funciona como solução antisséptica. O mesmo pode ser feito com álcool e água boricada, mas lembre-se de secar bem com palinetes novos até não haver mais secreção. Jamais deixe as orelhas dos pets molhadas, mesmo com produtos antissépticos.

Depois disso, é preciso embeber o palinete com azeite e, mais uma vez, fazer a limpeza do ouvido do cão. O processo deve ser repetido duas vezes por semana. Este procedimento deve ser feito todos os dias, por pelo menos seis semanas.

Caso o problema não seja resolvido, ou o tutor do cão não tenha a habilidade suficiente para passar o palinete no ouvido do pet sem que ele se machuque, será preciso levar o animal até um veterinário, para que ele passe por procedimentos específicos.