Por Rodrigo Bueno

publicado em Saúde

Com os dias mais frios do ano, muitos cães acabam sofrendo com alguns problemas respiratórios. E todas as características destes dias acabam favorecendo, assim como acontece com os humanos, o surgimento da gripe, que também pode acabar debilitando organismo dos nossos animais de estimação.

Saiba como identificar a gripe canina

A chamada gripe canina também é uma doença causada por um vírus, da mesma forma como acontece com os humanos. O vírus tem um grande potencial de contágio e é transmitido entre os pets que já estão doentes. Ele ataca o organismo e causa uma série de sintomas, deixando o animal debilitado. Mas, mesmo sendo bastante incomodo, na grande maioria dos casos ela não traz grandes riscos fatais para o pet.

É importante salientar que, mesmo que a gripe canina tenha uma série de sintomas que são muito parecidos com a gripe humana, não é possível que o pet transmita este vírus, e consequentemente a doença, para os humanos. Este vírus somente é transmitido de um cão para o outro.

Principais sintomas da gripe canina

Saiba como identificar a gripe canina

Para saber se o seu cachorro está mesmo com gripe, é muito importante que as pessoas fiquem atentas os seguintes sintomas:

  • Cansaço excessivo, especialmente durante o dia;
  • Coriza insistente;
  • Tosse que acontece periodicamente;
  • Perda de apetite;
  • Mucosa excessiva e avermelhada nos olhos;

Este conjunto de sintomas, ou apenas alguns deles, já podem indicar que o pet está com algum tipo de doença, como o vírus da gripe. Além disso, a febre costuma ser um forte indício, mas na maioria dos casos este sintoma pode ser aferido somente por um veterinário. Portanto, é importante que os donos levem o pet até um médico para a consulta assim que os sintomas forem identificados.

O que fazer?

De forma geral, os cuidados que precisam ser tomados são os mesmos dos humanos. O pet precisa de descanso, alimentação e muita água. Além disso, existem alguns medicamentos que podem ser oferecidos ao pet com o objetivo de amenizar os sintomas, mas a gripe em si tende a ir embora com o tempo. Mas estes medicamentos só podem ser dados sob prescrição veterinária.