A grande maioria dos cachorros costumam ter uma vida bastante ativa, dentro dos limites estabelecidos para ele. Mesmo aqueles cachorros que passam boa parte do tempo dentro de um apartamento pequeno ou de uma casa costumam ter seus momentos de energia, aqueles nos quais eles querem brincar e pular o tempo inteiro.

Saiba como identificar anemia em cachorros

Mas, em determinados momentos, estes cachorros podem acabar sendo encontrados mais cabisbaixos do que o normal. Ficam sem aquela vontade de sair para a rua, alguns não querem comer, enfim... trata-se basicamente de perceber quando os animais acabam alterando algum elemento da sua rotina.

Pode ser que o cachorro esteja passando por um quadro de anemia. É importante salientar que este é um quadro que não pode ser classificado como uma doença, e sim uma consequência de algum tipo de outra enfermidade.

De uma forma geral, a anemia pode ser classificada como a redução de número de glóbulos vermelhos, células responsáveis pelo transporte do oxigênio pela corrente sanguínea. Também é essa parte do corpo que dá coloração avermelhada ao sangue.

Saiba como identificar anemia em cachorros

A anemia também pode acabar aparecendo de forma diferentes. A medula óssea, onde o sangue é produzido, precisa de ferro e de outras vitaminas para poder concluir sua função. Portanto, a alimentação comprometida e a desnutrição pode levar ao quadro anêmico.

Confira alguns sinais de anemia que podem acabar sendo identificados nos cachorros:

- Perda da coloração natural do animal, quando o animal fica mais pálido ou fica com a sua cor natural mais enfraquecida;

- O cachorro fica indisposto, simplesmente não respondendo aos estímulos que eles costumam responder anteriormente;

- Alteração na cor e também no odor da urina. Este é um sintoma que pode indicar uma série de doenças ou condições de saúde, portanto deve sempre ser observado pelos tutores;

- Perda de apetite, quando o animal simplesmente começa a recusar a comida que ele costuma comer no dia a dia. Ele também costuma negar outros alimentos, como petiscos e afins.