Por Rodrigo Bueno

publicado em Saúde

A língua dos cachorros costuma trabalhar bastante. Eles utilizam para limpar determinadas áreas do corpo, amenizar sensações como a de coceira e dor e também simplesmente sentir o gosto de tudo o que está ao seu redor. Mas alguns cães acabam desenvolvendo um comportamento que faz com que eles comecem a lamber sem parar determinadas partes do seu corpo, especialmente as patas.

Saiba o que faz com os cachorros fiquem lambendo as patas sem parar

Confira alguns dos principais motivos que podem fazer com que os cachorros comecem a lamber desesperadamente as suas patas:

Surgimento de alergias nesta parte do corpo

As lambidas podem acabar servindo como uma forma de aliviar as coceiras e as dores que o cachorro esteja sentindo nas patas, que podem surgir em função de alguma alergia que possa se concentrar naquela parte do corpo do animal. Locais mais úmidos tendem a causar mais alergias para os pets. Em outros casos, a alergia pode surgir a partir da alimentação dos cães. Caso a pata do cachorro tenha feridas, pode ser um forte indício deste tipo de problema.

Dores concentradas

Saiba o que faz com os cachorros fiquem lambendo as patas sem parar

Mesmo que as lambidas em si não possam aliviar dores, muitas vezes os cachorros fazem isso realmente na tentativa de levar algum tipo de alívio. Por isso, pode ser que o cachorro esteja sentindo algum tipo de dor. Eles podem ter queimado a pata caminhando em um local muito quente, ou então podem ter lesionado correndo ou batido em algum local. Neste caso, é importante ficar atento para ver se a situação não piora.

TOC e estresse

Muitas questões emocionais também podem acabar fazendo com que o cachorro comece a lamber a pata sem parar. Pode ser um transtorno obsessivo compulsivo (TOC) ou ainda algum tipo de estresse que faz com que o cachorro perca o controle. E isso é mais comum em cachorros que passam muito tempo sozinhos ou que não gastam a energia acumulada no dia.