Por
publicado em Saúde
Alguns cachorros acabam se acostumando mais ao fato de terem que andar de um lado para o outro dentro de carros. Geralmente são os que passeiam com mais frequência ou aqueles que precisam enfrentar grandes jornadas, como quando os donos vão para o litoral no verão. Mas alguns cachorros simplesmente não conseguem combinar com veículos em movimento. Passar mal durante pequenos trajetos é comuns para estes animais.
Por mais que o dono tente evitar, em certas ocasiões não há como fugir, principalmente nos casos onde as pessoas moram em bairros muito movimentados ou em locais que não contam com os serviços especializados próximos, como veterinários, pet shops, dentre outros.
Entenda um pouco mais sobre o que acontece quando alguns cachorros entram dentro do carro e saiba o que fazer em caso de enjoo.
Enjoo no movimento
Os casos mais simples são aqueles que os animais acabam passando mal quando estão dentro de um veículo em movimento. Não é preciso se esforçar muito para entender o que acontece nestes casos, basta a própria pessoa lembrar que em determinadas viagens ela mesmo fica enjoada. Algumas mais sensíveis enjoam em ônibus, algumas enjoam dentro do avião, e também aquelas que não passam bem dentro dos carros.
Está relacionado diretamente ao balanço que os veículos fazem. Elas acabam fazendo com que algumas pessoas percam o senso do equilíbrio e assim ficam enjoadas.
Experiências traumáticas
Alguns cachorros começam a passar mal antes mesmo do carro começar a andar. Geralmente este problema está relacionado as experiências pelas quais os cachorros já passaram e que envolvem o carro. Por exemplo, se ele teve que andar de carro para ir até o veterinário e passou por algum momento complicado, como uma injeção, ele pode estar associando o fato de entrar no veículo a este tipo de acontecimento.
Logicamente o cachorro vai querer sair, e quando o dono obrigar ele a ficar dentro do carro o animal ficará estressado e poderá passar mal.
Dicas
- Evite associar o carro apenas a estas experiências negativas. De vez em quando leve ele para dentro, mesmo que o carro esteja parado. Brinque e dê petiscos para o animal quando o veículo estivar na garagem. Isso poderá ajudar a tirar um pouco a impressão ruim que os cachorros possam estar do veículo;
- Se conseguir inserir o cachorro em pequenos passeios no dia a dia com o carro será bastante interessante para o dono e também para o animal. Experimente levar ele para buscar as crianças na escola, pegar alguém na parada ou apenas dar umas voltas no quarteirão;
- Evite sempre dar comida e bebidas antes dele andar de carro. Preferível esperar pelo menos três horas antes de sair com o seu cachorro no veículo depois que ele comer e beber;
- Por mais que os cachorros tentem sempre ficar perto da janela, no caso dos animais que passam mal esta não é uma boa opção;
- Em casos de viagens mais longas, experimente sempre andar nos períodos mais frescos do dia, de preferência de noite.