Por Rodrigo Bueno

publicado em Saúde

O vômito é um sintoma que pode indicar os mais variados tipos de problemas de saúde nos cães. Também não pode ser considerado como algo completamente incomum no mundo dos pets, já que os cães, como ingerem muitas coisas ao longo do dia, especialmente quando estão em um ambiente com pouco controle, acabam vomitando quando ingerem algo que não lhe faz muito bem.

Saiba o que fazer se o seu cachorro está vomitando

Mas é preciso realmente ficar atento ao cão quando ele vomita, especialmente quando o episódio acontece com uma certa frequência. Confira o que fazer nesses casos:

Observe

A primeira coisa que deve ser feita pelos humanos é observar atentamente o vômito. As cores deles podem dar pistas mais concretas do que pode estar acontecendo. Por exemplo, quando eles possuem uma coloração amarela ou verde, pode ser sinal de que ele está com problemas no fígado. Já quando o vômito conta com espumas brancas, pode indicar problemas estomacais.

Não brigue com o cão

Saiba o que fazer se o seu cachorro está vomitando

Outro ponto que deve ser observado é que o cachorro nunca pode ser culpado por vomitar, mesmo quando a causa realmente possa ser algo que ele comeu e que não deveria. O ideal é manter a calma e observar se o fenômeno vai se repetir em breve.

Leve ao veterinário

Caso o vômito aconteça com uma certa frequência, é fundamental que as pessoas levem o seu cachorro até uma consulta no veterinário. Especialmente se o vômito acontecer com uma certa frequência ou quando ele estiver acompanhado de outros sintomas. Outro tipo de vômito que realmente preocupa é quando ele é acompanhado de sangue.

Siga as orientações médicas

Nada de apelar para as receitas caseiras caso o cachorro realmente esteja vomitando com muita frequência. O ideal é sempre levar ele para o veterinário e seguir as orientações dadas. Mas é importante também que, caso o tutor tenha interesse em fazer algum tratamento mais caseiro, como sopas naturais ou soros, ele pergunte para o veterinário se aquilo pode ser feito.