Morcegos são animais mamíferos que despertam o terror nas pessoas. Além do seu aspecto que causa uma certa repulsa, o fato deste tipo de animal ser associado aos mais diversos elementos da ficção de terror acaba deixando pessoas arrepiadas apenas de pensar. Mas eles, assim como todo animal na natureza, têm um papel importante no mundo.

Saiba o que fazer se seu cachorro for mordido por um morcego

Nem todos os morcegos se alimentam de sangue, mas existem alguns tipos que possuem essa característica. A grande maioria dos que são encontrados na América do Sul se alimentam apenas de frutas e de insetos. Mesmo assim, existem o risco de ser mordido, especialmente os cachorros, que costuma ser curiosos e avançar em qualquer coisa se movimenta.

Os casos de cachorros que acabam sendo mordidos por morcegos são mais comuns nas regiões do interior, locais afastados do centro urbano. E o perigo maior acaba residindo especialmente nas espécies de morcego que podem acabar transmitindo raiva.

Os morcegos que se alimentam de sangue costumam atacar animais que ficam mais expostos, como cachorros que costumam ficar na rua durante o período noturno, que é quando eles estão mais ativos.

Saiba o que fazer se seu cachorro for mordido por um morcego

Caso os tutores verifiquem que o seu cachorro foi mordido por um morcego, a primeira medida é se certificar que o cão está com as vacinas antirrábicas em dia. Caso seja positivo, na grande maioria dos casos as pessoas não precisam se preocupar.

Pode ser que a mordida acaba se transformando em uma ferida um pouco maior, que depende do tempo que o morcego conseguiu ficar no cão ou então caso o animal desenvolva algum tipo de alergia. Nestes casos, pode ser interessante buscar a ajuda de um veterinário apenas para limpar a ferida e verificar se não existem riscos de infecção.

Caso o animal não esteja vacinado, será preciso encaminhar ele rapidamente para um veterinário.