O mês de outubro acabou se tornando o mês reconhecido no mundo inteiro como “Outubro Rosa”, reunindo uma série de ações que visam prevenir uma das doenças mais terríveis entre as mulheres: o câncer de mama. Mas essa é uma doença que não dá apenas em humanos. Os pets, como cães e gatos, também sofrem bastante com este problema.

Saiba como fazer “autoexames” de câncer em cães e gatos

De acordo com dados divulgados recentemente pelo Conselho de Medicina Veterinária, cerca de 30% das gatas e 45% das cadelas sofrem com câncer de mama. Trata-se de um dos tipos de tumores mais identificados em cadelas e gatas. E, assim como acontece com os humanos, as quanto mais cedo o tumor for identificado, maior acaba sendo a chance de sucesso.

O método mais seguro pare prevenir que as cadelas ou as gatas tenham câncer de mama é a castração, que deve ser feita antes do primeiro cio. Isso acontece porque o tumor que se desenvolve nessa região precisa dos hormônios produzidos pelo útero e ovários. Quando elas são castradas, acabam não desenvolvendo os hormônios, e consequentemente não sofrem com o câncer de mama.

Caso os donos optem por não castrar os animais, o que acontece especialmente quando as pessoas desejam crias, é preciso criar uma rotina de “autoexames” nos animais. O nome se refere a prática feita pelas mulheres nelas mesmas. Como os cachorros e os gatos precisam da ajuda dos humanos neste aspecto, o nome acabou sendo aproveitado somente para que os tutores entendam o que deve ser feito.

Saiba como fazer “autoexames” de câncer em cães e gatos

É necessário criar sempre uma rotina de contato e apalpação dos pets. Os especialistas recomendam que os donos façam isso sempre que os animais estiverem em um momento mais relaxado, apalpando a região das mamárias e verificando a possível existência de pequenas bolinhas (nódulos) ou qualquer coisa que possa soar como anormal naquela região.

Caso seja encontrada qualquer tipo de coisa anormal, será preciso levar a cadela ou a gata imediatamente ao veterinário para que sejam iniciadas as investigações mais aprofundadas.