Com a pandemia do coronavírus e com a confirmação dos primeiros testes positivos em animais de estimação no Brasil (por enquanto, apenas cachorros foram confirmados com a doença por aqui), muitos donos podem ficar preocupados não apenas com a Covid-19, mas também com algumas outras doenças respiratórias que podem acometer nosso amigos, como gripes e resfriados.

Como saber se o gato está com febre?

Nos felinos, perceber que alguma coisa não está indo muito bem com a saúde dos gatos pode ser um pouco mais complicado. Um dos sintomas que deve ser monitorados para identificar possíveis problemas de saúde é a febre. Mas como saber se o gatinho está com sua temperatura um pouco mais elevada?

Antes de mais nada, é preciso entender que a temperatura corporal normal dos felinos costuma ficar entre 38,º C e 39,5ºC. Mas, como acontece normalmente com qualquer ser vivo, pode acabar sofrendo algumas alterações.

A forma ideal para medir a temperatura de um pet como um gatinho ainda é aquela tradicional, que é utilizar um termômetro via retal. Mas, como se trata de um procedimento delicado, o ideal é que ele sempre seja feito por um profissional, para evitar lesões naquela área.

Como saber se o gato está com febre?

Dentre os possíveis sinais que podem ser percebidos quando um gato está com febre, a falta de apetite costuma ser o mais simples de verificar. Quando um gato deixa de comer na hora em que geralmente faz suas refeições, ou começa a comer pouco, é um sinal amarelo que precisa ser levado em consideração. Outros sintomas que podem indicar febre é apatia, isolamento e respiração mais acelerada.

Vale ressaltar que, dificilmente as pessoas vão conseguir perceber alguma mudança na temperatura corporal dos felinos apenas verificando com a mão no seu corpo. Os gatos contam com um sistema de controle de temperatura diferente, que acaba tornando menos evidente a alta temperatura corporal, como acontece com os humanos.

Por isso, o mais indicado sempre é procurar um veterinário quando o felino estiver se comportando de uma forma diferente do normal.