Por Rodrigo Bueno

publicado em Saúde

Assim como nos humanos, os insetos também podem acabar levando algumas doenças para os nossos pets, tanto cães como gatos. E não estamos falando apenas das pulgas e dos carrapatos, que geralmente são os mais associados aos nossos amigos de quatro patas. Até mesmo os pernilongos, que incomodam tanto as pessoas, também podem picar os pets e causar problemas mais sérios.

Repelentes de insetos: Confira os principais tipos para cães e gatos

Diversas são as doenças que afetam os animais e que acabam sendo transmitidas diretamente através das picadas destes insetos. Dentre as mais conhecidas estão a leishmaniose, a dirofilariose, o berne e também a miíase. Para ajudar a manter os pets protegidos, a dica é utilizar os repelentes de insetos próprios para cães e gatos e que podem ser encontrados facilmente nas lojas dos dias de hoje.

Confira os diferentes tipos de repelentes que podem ser encontrados e suas principais características:

Spray

Este é o tipo de repelente mais comum que pode ser encontrado no mercado, inclusive para os humanos. Ele é feito com ingredientes considerados como atóxicos para os cães e gatos, mas repulsivos para os insetos, como a citronela. Este tipo de repelente deve ser aplicado na pele do cão pelo menos uma vez ao longo do dia, dependendo da duração especificava pela marca.

Coleira

Repelentes de insetos

Este formato de repelente se tornou muito mais comum para cachorros, mas também pode ser encontrado em modelos para gatos. Ela conta com determinados produtos que afastam os insetos. Apesar de não ser considerada como segura para os pets, alguns animais podem apresentar algumas reações alérgicas. Neste caso, pode ser importante consultar um veterinário.

Pipeta

A pipeta traz como principal vantagem o seu período de duração, que costuma ser bem maior do que os outros formatos. Ela deve ser aplicada sempre na nuca do animal de estimação. Os humanos também devem sempre respeitar as quantidades indicadas pelo fabricante, que variam de acordo com o peso do animal.

Eletrônico

Este já é um tipo de repelente que funciona mais para controlar os insetos de um determinado ambiente. Ele emite um ultrassom que tem o poder de afastar os pequenos insetos de uma forma segura e atóxica.