Fofuxo.com

Quiropraxia para cães e gatos

Terapia alternativa também está disponível para nossos animais de estimação.

Aos poucos todas as terapias alternativas que estão sendo utilizadas pelas pessoas também estão ganhando suas versões para nossos animais de estimação, como acupuntura, diversos tipos de fisioterapias e até mesmo terapias de quiropraxia. Vamos entender melhor como funciona este tipo de terapia.

Quiropraxia para cães e gatos

O que é quiropraxia?

Segundo os especialistas e historiadores, a expressão “quiropraxia” é conhecida desde o século 19, sendo que a palavra vem do grego e significa algo como executar com as mãos. Acabou sendo desenvolvido como um método de manutenção da saúde e tratamento para diversas disfunções e problemas relacionados a neurologia e músculo-esqueléticas.

A quiropraxia acaba se diferenciando de outros tratamentos semelhantes por se focar mais em problemas na coluna e também nos efeitos que este problema pode ocasionar em outras partes do corpo da pessoa e também dos animais.

Problemas nos animais

Quiropraxia cachorroUm dos problemas mais comuns registrado tanto em cães quanto em gatos envolvendo são as restrições de movimento entre duas ou mais vértebras, sendo que isso pode afetar os nervos que existem na coluna vertebral, causando dor e dificuldade de movimento em muitos casos.

Para estes casos muitos veterinários já estão recomendado o tratamento quiroprático, juntamente com outros tratamentos mais convencionais. A intenção aqui não é simplesmente substituir o tratamento tradicional pela quiropraxia, mas estudos já comprovaram que a união da técnica com outros tratamentos podem aumentar a chance da melhora dos problemas relacionados a coluna do cão ou do gato.

Como funciona

Antes de mais nada é extremamente recomendado que os donos dos pacientes procurem profissionais que estejam qualificados e que tenham experiência no tratamento de animais utilizando a técnica.

Antes de mais nada é necessário fazer uma consulta de avaliação global, para entender melhor o que o animal tem e o que pode ser feito por ele. Caso o animal já tenha passado por atendimento veterinário ele pode emitir um encaminhamento para o profissional de quiropraxia, explicando o caso.

Depois disso são feitos alguns exames e iniciam-se as sessões propriamente ditas. A maioria dos animais já conseguem mostrar resultados a partir da quarta consulta. 

Postado em .


Pela Web

Comentários