Fofuxo.com

Qual a hora certa para castrar?

Confira o momento ideal para a castração do seu animal de estimação.

Hoje em dia a castração de animais domésticos não é apenas um procedimento cada vez mais comum e barato para os donos, mas também é recomendado pela grande maioria dos especialistas e veterinários. O motivo é simples: a grande maioria das famílias possuem apenas um cachorro ou um gato. E sabemos quando os filhotes começam a nascer esta quantidade aumenta consideravelmente. Muitas pessoas acabam doando estes cães e gatos, mas também o número de abandonos é grande.

Qual a hora certa para castrar?

A castração, apesar de ser um procedimento cirúrgico na maioria dos casos, consegue preservar a qualidade de vida dos animais e atende as necessidades dos donos em termos de controle populacional. O procedimento é considerado muito seguro entre os profissionais veterinários. No caso da fêmea, durante o procedimento são extraídos os ovários. Já no caso dos machos são removidos os dois testículos.

Bom para a saúde

Além de evitar crias indesejadas, e futuros possíveis casos de abandono, a castração também ajuda em outros aspectos relacionados a saúde dos nossos amigos de estimação. Especialistas apontam que entre as fêmeas a incidência de tumores nas mamas caem consideravelmente. Já nos machos, o risco de aparecimento de problemas de próstata ou tumores nos testículos também caem consideravelmente.

Quando fazer

Para que todas estas vantagens da castração realmente apareçam, é muito importante que os donos saibam a hora certa de fazer o procedimento. A grande maioria dos especialistas brasileiros acreditam que a melhor idade para se realizar este procedimento é entre os seis e os oito meses. Mas existem algumas exceções. No caso das fêmeas de grande porte é recomendado que o procedimento seja feito a partir de 1 ano de idade.

Após este período, a eficiência da castração poderá ser comprometida. 

Postado em .


Pela Web

Comentários