Assim como nos humanos, cachorros também podem acabar sofrendo com problemas e doenças cardíacos. E estes casos também exigem atenção e podem acabar fazendo com que as pessoas tenham que mudar muito da rotina, tanto delas mesmas quanto dos seus cães.

Problemas cardíacos: confira os principais sintomas em cachorros

Os problemas cardíacos em cachorros podem acontecer pelos mais variados motivos. Mas, na maior parte do caso, eles estão diretamente relacionados a questões genéticas. Determinadas raças acabam tendo mais chance de desenvolver problemas do coração, mas hábitos como uma alimentação inadequada ou ainda a falta de atividades física pode contribuir.

Dentre as doenças cardíacas mais comuns entre os cachorros estão:

Doença valvar crônica (DVC): comum em cães idosos e em raças pequenas, como poodle, daschund, shi-tzu, schnauzer miniatura, cavalier king charles, entre outras.

Cardiomiopatia Dilatada (CMD): é uma doença crônica que acontece quando o músculo cardíaco se apresenta fino e enfraquecido. Acomete com mais frequência cães de raças grandes ou gigantes, como boxer, labrador, dogue alemão e dobermann.

Problemas cardíacos: confira os principais sintomas em cachorros

Conheça alguns dos principais sintomas dessas doenças cardíacas:

  • Língua e mucosas arroxeadas;
  • Fadiga;
  • Engasgos
  • Tosse seca;
  • Falta de ar ou respiração acelerada;
  • Falta de apetite e emagrecimento rápido;
  • Desmaios,
  • Intolerância a exercícios.

O que fazer?

O primeiro passo é levar o cachorro ao veterinário para que o profissional possa fazer uma análise completa e detalhada das condições de saúde do pet. De uma forma geral, os sintomas apresentados acima podem acabar indicando uma série de doenças diferentes, por isso é importante que o diagnostico seja preciso.

A partir da análise veterinária será possível traçar um plano de recuperação para o pet. Alguns casos mais graves podem indicar algum tipo de intervenção cirúrgica, mas boa parte dos casos podem ser resolvidos apenas com algumas mudanças nos hábitos e administração de medicamentos.