Problemas bucais no cão podem causar complicações mais graves

Tártaro pode causar até mesmo meningite nos cães.

Por Rodrigo Duarte

publicado em Saúde

O hábito de escovar os dentes dos cães ainda não é algo que tenha se difundido entre os criadores e os donos das mais variadas raças. Muitas pessoas nem ao menos sabem que existem veterinários que se especializam apenas nos cuidados com dentição dos animais.

O hábito nunca foi visto como necessário para manter a saúde do cão em dia, e até mesmo uma velha história comum em diversas regiões do Brasil que fala que “os cães costumam escovar os dentes comendo ossos” acabou ajudando para que o hábito da escovação não conseguisse se tornar mais efetivo entre os donos dos cachorros.

Mas o fato é que de acordo com estudos mais recentes, escovar os dentes do seu amigo cão está longe de ser algo simplesmente estético ou apenas para manter o hálito fresco do animal. Uma série de problemas bucais podem ser desencadeados a partir do não cuidado com dentes e gengivas. Mas pior do que isso, problemas mais sérios de saúde podem partir destes problemas bucais.

O grande vilão: Tártatro

O grande vilão na boca dos cães, que também é um velho conhecido dos humanos, é o tártaro. Trata-se de uma placa que acaba se formando a partir do acumulo de bactérias que se alimentam dos restos de comida que ficam na boca destes animais. O problema mais conhecido causado pelo tártaro são as cáries, que por sua vez pode levar a queda dos dentes do cachorro.

O problema é que não é só isso que pode acontecer quando o animal acaba ficando exposto a esta grande quantidade de bactérias dentro da sua boca. Ao se proliferarem nesta região, as bactérias causam infecções, e estas infecções podem ir parar nos vasos sanguíneos da boca do cão, e se espalhar para o restante do corpo. Doenças graves, como a meningite, pode nascer deste descuidado com a boca do seu cachorro.

Como evitar

A dica para evitar este e outros problemas decorrentes da sujeira que fica acumulada na boca do seu cão é começar a escovar os dentes do seu amigo. A escovação pode ser feita 3 vezes por semana, utilizando escovas próprias. O mais recomendado são as que possuem formato de dedo, para que seja mais fácil passar pela boca do seu cão. As pastas de dente específicas para cachorros também podem ajudar.

E caso o dono perceber um cheiro ruim muito forte vindo da boca do cão, ou então se deparar com um dente perdido pela casa, a dica é procurar um dentista veterinário.