Mesmo com todos os cuidados que as pessoas passaram a ter com seus pets nos últimos anos, a saúde bucal ainda está sendo deixada de lado por grande parte da população. Mas tanto cães quanto gatos precisam de uma atenção mias cuidadosa com essa parte do corpo. Eu uma dúvida que surge é sobre a escovação dos dentes dos gatos. Será que realmente é preciso?

É preciso escovar os dentes dos gatos?

De acordo com a grande maioria dos especialistas, a resposta é sim. É altamente recomendável que os humanos escovem os dentes dos felinos. Mais do que isso, para quem realmente se preocupa com a saúde bocal dos gatos, a escovação deve ser diária, mas sendo necessária apenas uma vez.

O grande vilão, assim como para os humanos, acaba sendo o que conhecemos como placa bacteriana. Ela pode se formar em 24 ou 48 horas, dependendo dos alimentos que são ingeridos pelos gatos neste período. Por isso, a escovação diária acaba sendo a única forma de evitar que ela se acumule e cause os problemas mais comuns que costumamos ver em cães e gatos, como gengivite, infecções outras, etc.

Como escovar os dentes dos gatos

É preciso escovar os dentes dos gatos?

Hoje em dia existem escovas feitas especialmente para a boca dos felinos, que conseguem ser mais interessantes pois atingem uma série de locais que as escovas comuns não atingem. Além disso, é importante ressaltar que as cerdas das escovas de dentes dos gatos devem ser macias, uma vez que essa região costuma ser bastante sensível.

A escolha do modelo ideal depende sempre do perfil dos donos e dos seus gatos. Para os menores, uma dica pode ser utilizar as escovas que podem ser calçadas no dedo humano como se fosse uma luva, e ajuda a ter mais controle. Já para os maiores, existem escovas que possuem cabeças e cabos mais longos, o que também ajuda.

Uma dica importante: jamais utilize qualquer tipo de produto de limpeza para humanos nos seus gatos. Também é possível encontrar pastas de dentes feitas especialmente para os felinos. Mas caso não encontre, a escovação diária apenas com água deve ser o suficiente.