É possível escovar os dentes dos gatos?

Escovar os dentes dos seus felinos pode evitar alguns problemas.

Por Rodrigo Duarte

publicado em Saúde

Se os humanos precisam escovar seus dentes sempre depois de cada refeição e os cães também precisam ter a sua dentadura escovada de tempos em tempos, os felinos ficam de fora? Apesar de não ser algo comum, é possível e até mesmo recomendado escovar os dentes dos gatinhos de vez em quando.

Quando não tomamos cuidados com os dentes dos nossos animais de estimação domésticos, como os cachorros e os gatos, acontece algo muito parecido com o que acontece com os humanos. Existe um acumulo de placa bacteriana e também formação do tártaro. Desta forma existem uma grande chance do gato desenvolver algum tipo de inflamação.

Muitas vezes os gatos quando estão adultos perdem um ou dois dentes, e algumas pessoas acham que isso é “normal” ou que pode estar acontecendo uma espécie de “troca de dentição”, mas na verdade o que realmente pode estar acontecendo é algum problema bucal que pode estar causando a perda da dentição.

Dicas para escovar os dentes do seu gato

Escovar os dentes dos gatos pode não ser uma tarefa muito fácil quando este procedimento começar a ser feito quando ele já for adulto, por isso é recomendado acostumar o felino desde filhote a passar por este procedimento, pelo menos, uma ou duas vezes por semana.

Para começar a escovar os dentes do seu gato, é importante comprar também os apetrechos necessários. Geralmente a escova de dentes dos gatos funcionam da mesma forma que as escovas de dentes dos cães. Ou seja, é uma luva de dedo com as tiras na ponta que permite a limpeza.

É importante também comprar cremes dentais que sejam próprias para os animais, já que as humanas contém açúcar e outras substancias que podem causar problemas para a saúde do seu felino. Estas pastas costumam ajudar ainda no processo, já que os gatos costumam gostar muito do seu sabor.

Não esqueça sempre de dar alguma recompensa para o seu felino logo depois do procedimento terminar, para que ele comece associar aquilo como algo bom.