Fofuxo.com

Pesquisadores afirmam que cães e gatos enxergam luzes ultravioletas

Esta pode ser uma explicação para quando estes animais ficam muito tempo olhando para um determinado canto vazio da casa.

É muito comum flagramos cães e gatos fitando cantos e espaços vazios. O comportamento pode ser registrado mais facilmente quando os pets ficam muito tempo dentro de casa, com uma maior proximidade com os humanos e também quando eles não são distraídos pelos movimentos que acontecem na rua.

Pesquisadores afirmam que cães e gatos enxergam luzes ultravioletas

Uma das possíveis explicações para este tipo de comportamento é que os pets podem ser capazes de ver coisas que os humanos não conseguem enxergar. Pelo menos é o que afirmam alguns pesquisadores, como o biólogo da City University London, na Inglaterra. Segundo os pesquisadores, estes animais conseguiriam ver luzes ultravioletas que produzem cores que os humanos não conseguem flagrar.

Enxergando mais do que os humanos

Os integrantes das equipes que fizeram as pesquisas relacionadas com o que os cães e gatos conseguem enxergar acabaram demonstrando uma certa surpresa quando os resultados das pesquisas foram divulgados. Um do cientistas chegou a afirmar no relatório que “nunca tinha se pensado que os animais pudessem enxergar luzes ultravioletas, mas eles podem”.

Os cachorros e os gatos não são os únicos dentro do mundo animal que conseguem enxergar os tons ultravioletas. Muitos insetos, como as abelhas por exemplo, também possuem esta capacidade. Algumas espécies de pássaros e peixes também conseguem identificar estes comprimentos de ondas de luzes diferenciados.

Os motivos que levam os cães e os gatos a enxergarem as cores ultravioletas ainda são um mistério para a comunidade cientifica, mas com certeza esta é uma característica que acabou sendo herdada dos seus antecessores.

A pesquisa foi feita fazendo uma série de testes com olhos de animais mortos que foram doados para as equipes de pesquisadores (nenhum animal foi morto especificamente para a realização destas pesquisas, apenas foram pegos os olhos dos animais que já haviam falecido de causas naturais.

Com estes olhos os cientistas fizeram uma série de testes para observar como funciona a absorção de luz quando estas passavam pelas lentes de cada olho dos animais até chegar a retina, o procedimento comum que acontece sempre que a pessoa ou o animal enxerga alguma coisa. 

Postado em .


Pela Web

Comentários