Muitas vezes os donos de cães acabam sendo surpreendidos com o fofuxo demonstrando algum tipo de sintoma de alguma coisa não está certa. O fato do cachorro aparecer mancando, por exemplo, pode ser uma série de coisas diferentes. Algumas delas não oferecem maiores problemas, basta apenas alguns cuidados. Mas outras causas podem ser um pouco mais sérias.

Pata inchada: 3 possíveis motivos para este problema no seu cão

O cachorro pode estar com o seu movimento prejudicado ou por um problema muscular, que costuma dar nas partes superiores da perna e costumam ser encontrados com mais frequência nos animais de grande porte, ou por algum problema na pata mesmo. E isso pode ser conferido com uma certa facilidade, pois geralmente a almofadinha da pata aparece inchada.

Quando isso acontece, cabe ao tutor investigar o que pode estar acontecendo. Confira três causas, bastante comuns, que podem deixar a pata do seu cachorro inchada:

Parasitas, fungos ou bactérias

Esta é uma das prováveis causas de um inchaço nesta área da pata do cão. Estes invasores podem acabar se alojando nas dobrinhas da pata e que também podem acabar causando problemas nos humanos. Eles costumam deixar uma região avermelhada, com uma protuberância que promove incomodo.

Picadas de insetos

Pata inchada

Outro motivo bastante comum para o surgimento de uma pata inchada, especialmente quando o cão passa muito tempo andando em pátios abertos que tenham vegetação. Dentre os mais comuns que causam reação estão aranhas, abelhas e até mesmo pernilongos. Além do inchaço, existem ainda outros sintomas que podem surgir. Uma dica interessante é verificar se existe algum tipo ferimento ou de mordida um pouco mais profunda neste local.

Infecções, traumas ou lesões

Neste caso, é muito importante buscar ajuda de um veterinário. Caso exista uma infecção mais aparente, é importante monitorar a região afetada, pois pode apresentar alguns outros sintomas mais graves, como pus, vermelhidão e até mesmo febre no cachorro. Caso o cão esteja com mais dores ao longo da pata ou da perna, pode indicar uma lesão interna um pouco mais séria, por isso é importante averiguar.