Fofuxo.com

Orientações e cuidados com filhotes e fêmeas gestantes

Seguindo essas orientações você poderá garantir uma gestação e parto saudável para a futura mamãe e para que seus filhotes nasçam fortes e saudáveis

Orientações e cuidados com filhotes e fêmeas gestantes

Assim como os bebês humanos, cães e gatos necessitam de cuidados redobrados quando filhotes, para um melhor desenvolvimento e para evitar possíveis doenças. Tudo está se formando nessa fase, inclusive a imunidade desses animais.

Cuidados na gestação

Cadela prenha

Os cuidados já começam na gestação, a gestação de cadelas e gatas é de aproximadamente 60 a 65 dias.  É importante que um veterinário acompanhe tudo e sejam feitos exames de imagem para saber o período gestacional, desenvolvimento e número de filhotes. O primeiro ultrassom deverá ser feito com 30 dias de gestação aproximadamente.

Durante esse período e de lactação a fêmea deverá comer ração de filhotes pelo seu maior valor nutricional e também deverá ser vermifugada. 

Durante a gestação as fêmeas procuram um lugar para fazer um ninho para os filhotes, por isso é importante que os proprietários arrumem uma caixa gestacional. 

Caminha de cachorroNo mercado pet há camas de plástico, que são ideais pela facilidade de limpeza, afinal elas provavelmente irão fazer o parto nesse local. Durante a gestação já deve colocá-la em um lugar seguro e coberto, onde a cadela ou gata goste de ficar de preferência.  

No final da gestação, a partir do 55º dia, a temperatura da fêmea deverá ser medida duas vezes ao dia, pois irá cair mais ou menos 2ºC no dia do parto. Quando isso acontecer o animal não deverá ser deixado sozinho, caso precise de auxílio no parto, de preferência com a pessoa que ela mais confie e tenha mais afinidade.

Parto

Gatos mamandoMães de primeira viagem às vezes demoram mais para entender o que está acontecendo e se atrapalham um pouco e então o proprietário deverá estimular ela a fazer as coisas. Mesmo com a caixa gestacional montada elas podem ter filhotes em outros locais, por isso é importante ficar atentos onde elas estão indo sempre. Elas mudam o comportamento visivelmente quando estão em trabalho de parto, ficam inquietas e andam de um lado para o outro.

O tempo de nascimento entre os filhotes é de 1-2 horas. Por isso é importante saber quantos filhotes irão nascer. Caso o tempo de intervalo de nascimento dos filhotes comece a passar muito de 2 horas deverá ir para o veterinário o mais rápido possível.

Cachorros mamandoA mãe deverá comer a placenta, cortar o cordão umbilical e lamber o filhote para estimular suas vias aéreas e respiração.  Caso isso não ocorra você deverá tentar estimulá-la a fazer, mostrando o filhote, e deve ser rápido.

 É importante conversar bastante com o veterinário para saber como deve proceder caso a fêmea não esteja conseguindo fazer tudo sozinha , pois você poderá ter que ajudá-la,  já que uma viagem até o veterinário pode demorar muito.  Um kit deverá estar montado, com luvas e outros instrumentos que poderão lhe auxiliar nesse período.

Logo após a estimulação da respiração o filhote já deve começar a mamar e ele deve fazer isso durante a primeira hora do nascimento, para mamar o colostro, que é o leite que protege os filhotes sem imunidade. Até os 45 dias de vida os filhotes terão a imunidade herdade da mãe.

Cuidados com os filhotes

GatinhoTodos os filhotes deverão ser examinados por um veterinário para saber se são saudáveis, se precisam de cuidados especiais e para ele poder passar orientações de vacinas, vermifugação e manejo.

A primeira vermifugação deve ser feita com 15-20 dias e a vacina a partir de 30 dias. No dia da vacinação nunca deixar os animais sozinhos, pois como qualquer medicação ela poderá causar alergia.

Os filhotes poderão só tomar banhos em casa, se autorizados pelo veterinário. Passeios e banhos em pet shop só após uma semana da última dose de vacina. Com um mês e meio já podemos começar a escovar os dentes dos filhotes para ele já se acostumar. Animais de pêlo longo devem ser escovados todos os dias.

Filhotes comendo ração

Os filhotes devem mamar exclusivamente leite materno por 30 a 40 dias após o nascimento sendo que do 30º ao 45º dia poderá já oferecer papinhas desmame ou ração seca triturada. Depois de 45 dias a alimentação pode ser exclusiva de ração para filhotes e deverá ser fornecida pelo menos 3x por dia. A quantidade varia entre as marcas, por isso sempre olhar no rótulo das rações a quantidade por dia que o animal deverá comer de acordo com o seu peso e idade. 

Patrícia Maíra Paulino M.V. Patrícia Maíra Paulino • CRMV-SP 27889
Médica Veterinária • Pós-Graduada em Dermatologia Veterinária

Atualmente atende exclusivamente Dermatologia de pequenos animais em hospitais e clínicas veterinárias.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários