Fofuxo.com

O que fazer quando seu pet fica triste?

Diversos fatores podem causar alterações no comportamento natural do seu cão ou do seu gato. Saiba mais sobre este problema.

Por mais que o nosso cachorro ou o nosso gato não entenda muito bem o conceito de felicidade e de tristeza, isso não significa que eles não possam ficar tristes ou deprimidos. E os motivos para que os animais fiquem tristes são os mais variado. Por exemplo, os cachorros quando ficam muito sozinhos ou vivem em um local que não possam se movimentar muito acabam ficando infelizes.

O que fazer quando seu pet fica triste?

Da mesma forma o gato. Por mais que geralmente os felinos tenham um ar de superioridade e que parece que nunca estão aí para nada, eles também são sensíveis a algumas mudanças de comportamento. Por exemplo, quando os felinos levam muitos sustos, especialmente por causa de barulhos altos, eles acabam ficando infelizes.

E por mais que cachorros e gatos sejam diferentes, quando eles se transformam em animais domésticos eles acabam tendo motivos para ficar tristes. Por exemplo, quando eles se sentem abandonados, ou quando acabam mudando de ambiente eles também ficam tristes.

Traumas

Os especialistas afirmam que as tristezas nos animais nada mais são do que traumas, que também podem ser chamados de estresse. É claro que nem sempre os donos vão conseguir fazer com que o animal não sofra nenhum estresse durante a vida, já que algumas coisas realmente são necessárias de serem feitas, como alguma mudança por exemplo. Veterinários afirmam que uma das melhores formas de prevenir este tipo de problema é socializar os animais.

Portanto, quando os animais já estão em condições, ou seja, quando estão vacinados, é necessário passear com o seu animal, e fazer com que eles interajam com outros animais e com outras pessoas.

Especialista

Mesmo quando os animais já estão socializados, algumas situações podem fazer com eles fiquem tristes. Quando os donos acabam percebendo que existe uma grande mudança de comportamento, existem alguns especialistas em comportamento animal que podem ser consultados.

Durante o tratamento o animal acaba sendo submetido a uma série de treinamentos que podem ajudar, de forma gradativa, para que eles voltem ao seu estado normal de humor. Com este tipo de tratamento os animais também ficam menos sensíveis as mudanças que podem acontecer, e consequentemente eles acabam se tornando mais felizes. 

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários