Uma empresa da Califórnia, nos Estados Unidos, anunciou o lançamento de um novo aplicativo junto com um dispositivo que promete informar aos donos de cães e gatos como anda a saúde dos seus animais de estimação, sem que os mesmos tenham que ser levados a uma consulta do veterinário, o Petnostics.

Novo aplicativo promete fazer checkup em pets

De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa, o lançamento está sendo feito nos Estados Unidos este mês e é composto por um aplicativo que pode ser baixado gratuitamente para iPhone ou iPad e mais um kit que costa cerca de US$ 10. Neste kit os usuários poderão encontrar um copo com faixas reagentes.

Ao colocar a urina do animal em contato com a fita, depois de alguns segundos ela começa a mudar de cor. Depois, os usuários precisam utilizar o aplicativo instalado no seu smartphone ou tablete. Ele utiliza a câmera do dispositivo para tirar uma foto do resultado da cor da fita reagente.

A partir da imagem capturada o app faz uma análise da cor e a partir daí passa o resultado para o dono. Ele consegue identificar se o cachorro ou gato está com alguma doença e também apresenta possíveis sintomas que ele pode sentir ou já estar sentindo, o que acaba ajudando no processo de identificação do problema.

O aplicativo combinado ao kit consegue identificar problemas como diabetes, infecção urinária, pedras nos rins, doenças nos fígados, desidratação, cetonúria (corpos cetônicos na urina), anemia, infecção e proteinúria (perda de proteínas).

O aplicativo ainda conta com um sistema de cadastro que permite colocar as informações do pet e também permite que as pessoas tenham mais de um cadastro, possibilitando assim que sejam armazenados os históricos dos exames.

O Petnostics ainda não tem previsão de lançamento aqui no Brasil.