Fofuxo.com

Mudanças de comportamento em cães idosos

Confira o que muda com o passar da idade do seu cãozinho e prepare-se para entender o pet melhor.

Quando os cães chegam em nossas casas eles geralmente são jovens e cheios de disposição. Com o passar do tempo o comportamento deles vão mudando, como acontece com a grande maioria dos seres vivos que estão na natureza. A diferença é que acabamos percebendo melhor as mudanças destes animais que ficam mais próximos da gente com o passar do tempo.

Mas não é porque um cachorro está ficando velhinho que vamos deixar de cuidar e amar o nosso amigo, não é mesmo? É importante que as pessoas entendam bem o que significa a idade para o cachorro e o que acontece quando ela está chegando. Somente assim a pessoa vai conseguir realmente entender melhor como ajudar.

Confira as principais mudanças que podem ser percebidas no comportamento dos cães enquanto eles envelhecem.

Mudanças de comportamento em cães idosos

Medo de ficar sozinho

Nas duas extremidades da vida dos cães eles simplesmente ficam apavorados com a ideia de ficarem sozinhos: quando são bem jovens e quando já estão mais velhos. A ansiedade da separação nos cães de mais idade é um fato notório e realmente preocupante. Não é raro que os animais simplesmente deixem de comer e desenvolvam sérios problemas de saúde quando ficam distantes por muito tempo da pessoa.

Agressividade

Os cachorros quando estão ficando mais velhos também podem começar a desenvolver um comportamento mais agressivo do que o comum. São diversos os motivos que levam o cão a ter este comportamento agressivo, mas geralmente estão relacionados a perda de visão, de olfato ou de audição. Isso acaba deixando o cachorro mais vulnerável, e portanto ele tende a achar que tudo pode representar um rico, atacando como uma forma de defesa.

Esquecimento dos comandos que foram aprendidos

Mudanças de comportamento em cães idosos

Durante seus anos de juventude e na fase adulta muitos cães recebem treinamento dos seus donos para que saibam exatamente o local onde devem fazer as suas necessidades, que não devem sair por aí pegando todos os objetos que encontram dentro de casa para transformar em seus brinquedos, dentre outras pequenas “regras de convivência”.

O problema é que com o passar do tempo os cães simplesmente podem ir esquecendo as coisas que aprenderam com o passar dos anos, em um tipo de comportamento que também acontece com os humanos. Por isso, é extremamente importante que as pessoas tenham paciência com o seu cachorro quando eles chegam nesta fase.

Trocando o dia pela noite

Outra mudança que acontece no comportamento dos cães que ficam um pouco mais velhos está relacionado a troca do dia pela noite. Muitos animais quando chegam nesta idade começam a dormir durante o dia. Consequentemente, acabam não tendo sono durante a noite, passando a ficar acordados. 

Postado em .


Pela Web

Comentários