Por Rodrigo Bueno

publicado em Saúde

Mesmo com o aumento com os cuidados com os cães de uma forma geral, algo que pode ser observado com uma certa facilidade nas últimas duas décadas, muitos tutores ainda pecam em alguns detalhes. O cuidado com a saúde bucal é considerado muito importante para a saúde do pet de uma forma geral.

Como manter os dentes do seu cachorro limpos em 5 passos

Muitas pessoas consideram normal o fato do cachorro ter mau-hálito, por exemplo. Mas este cheiro merece uma atenção especial, pois geralmente está relacionado com um acúmulo perigoso de bactérias tanto nos dentes quanto na gengiva, que podem causar uma série de problemas de saúde.

Confira 5 passos importantes para manter a saúde bucal do seu cão em dia:

1 – Escove os dentes do seu cachorro todos os dias

Assim como nos humanos, é recomendado que os cães tenham uma escovação diária. Isso acaba sendo importante especialmente diante da grande quantidade de corantes e outros elementos não naturais presentes na ração, que podem ir prejudicando a saúde dos dentes de uma forma geral.

2 – Dê ao cão um Snack Dental

Este tipo de produto pode ser encontrado facilmente nas petshops e se torna um complemento importante e interessante para manter a saúde do pet em dia. Eles geralmente contam com um formato próprio para ajudar a remover a placa que se forma nos dentes. Seus ingredientes também reduzem a formação de tártaro e previnem a proliferação de bactérias.

3 – Incentive a utilização de brinquedos

Como manter os dentes do seu cachorro limpos em 5 passos

Alguns brinquedos feitos especialmente para os cães, como aqueles que possuem texturas, corsas e ranhuras, se tornam importantes aliados da higiene bucal. O atrito provocado pelos brinquedos ajuda a reduzir o acúmulo da placa. Mas é importante que eles sejam higienizados e trocados com periodicidade.

4 – Faça visitas ao veterinário

As consultas ao profissional que cuida da saúde do pet não devem ser feitas apenas quando o animal já está doente. É importante manter uma rotina preventiva, o que pode ajudar a se antecipar a problemas de saúde mais graves que podem acontecer.

5 – Mantenha uma alimentação balanceada

Manter uma alimentação adequada também é importante para ajudar na saúde bucal. Mantenha uma opção sempre por rações nutritivas, especialmente as que tenham cálcio e fósforo na fórmula.