Fofuxo.com

Mantenha seu cão ativo e saudável

Confira algumas dicas para evitar que seu cão caia na rotina do sedentarismo e ganhe peso.

Quando o cachorro é filhote tudo é uma grande festa. Ele está sempre querendo brincar com os seus donos, está sempre pulando de um lado para o outro, sendo que muitas vezes acabam brincando sozinhos. Mas com o passar dos anos os cachorros vão ficando menos ativos. E consequentemente eles vão se acomodando, ficando mais dormindo do que fazendo alguma atividade. E desta forma, o risco que eles se tornem obesos é mais maior, assim como acontece com os humanos.

Mantenha seu cão ativo e saudável

Os especialistas afirmam que todos os cães precisam se exercitar todos os dias do ano, independente da sua raça e também da sua idade ou tamanho. Afinal de contas, estes animais realmente precisam se movimentar. Mas é claro que a quantidade de tempo que estes animais terão que se exercitar e também a intensidade destes exercícios vai acabar dependendo da raça do cão e também do seu tamanho. Quanto maior ele for, mais energia ele terá que gastar durante o dia para que não engorde.

Mas a falta de exercícios também não está relacionada a apenas ao ganho de peso. Existem outros problemas que os animais podem enfrentar quando não se movimentam. Desde problemas nos ossos, como artrites, até mesmo problemas relacionados a estresse.

Este último acaba acontecendo em virtude do acúmulo de energia. Este quadro acaba se desenvolvendo especialmente nos animais que ficam confinados dentro de um apartamento.

Filhote

Filhotes também devem se exercitar.

O cachorro filhote acaba não apresentando grandes problemas em relação aos exercícios. O que não pode acontecer é o dono restringir os movimentos e também o tempo no qual o filhote vai gastar energia. O dono apenas precisa ter alguns cuidados para não incentivar atividades físicas logo depois que ele come.

Cães de meia idade

Cachorros de meia idade devem se exercitar constantemente.

Já os cachorros que começam a entrar na fase adulta tendem a se tornar menos ativos, especialmente os que moram dentro de ambientes pequenos. É muito importante que os donos incentivem os animais a se exercitarem. Neste caso, são recomendados exercícios moderados, como caminhadas na rua. Caso o cão seja acostumado a correr ou fazer brincadeiras com mais movimento, ele pode continuar sendo incentivado.

Caso seu cachorro já esteja obeso, o ideal é fazer acompanhamento com veterinário e depois disso incentivar programas de exercícios de acordo com as orientações médicas. Cuide sempre quando o cachorro emite alguns sinais de fadiga.

Cães idosos

A quantidade de exercícios que serão feitos pelos cachorros de idade mais avançada sempre vai depender da situação atual de saúde do animal. Caso ele tenha tido uma vida ativa, ele provavelmente vai conseguir manter os exercícios. Mas é muito importante diminuir o ritmo e aumentar a quantidade de visitas aos veterinários para saber a situação da saúde do animal.

Postado em .


Pela Web

Comentários