Fofuxo.com

A importância do passeio para os cães

Nunca é demais lembrar que o passeio para os cachorros é uma atividade obrigatória por diversos motivos.

Alguns donos pensam que passear com o cachorro só é necessário no caso dos animais que moram dentro de apartamentos e que não conseguem se exercitar devido à falta de espaço. Este tipo de pensamento faz com que as pessoas que morem em casa não saiam para a rua com o seu pet.

A importância do passeio para os cães

Mas veterinários afirmam que este tipo de comportamento não é o mais saudável para o seus cães. Mesmo que a pessoa more em uma casa grande, mesmo que exista um quintal amplo onde o animal conta com acesso, ou quando o animal não fica sozinho em casa e exista sempre pessoas para brincar com eles. O fato é que os passeios diários com o seu cão continuam sendo fundamentais para que eles consigam manter uma vida mais saudável.

Mundo ameaçador

Um dos grandes problemas que os cachorros que ficam somente dentro do seu pátio e da sua casa acabam tendo é em relação ao mundo exterior. Na verdade, quando ele não conhece nada ao seu redor, tudo se torna muito ameaçador. Os cães podem desenvolver um comportamento de medo ou então ficarem extremamente agressivo, já que o extinto de algumas raças tendem a dizer para eles atacarem sempre que não entenderem muito bem o que está acontecendo.

Outro problema que acontece com os cachorros que não saem para fora é a socialização. Estes animais costumam ficar muito brabos, e este comportamento pode atrapalhar até mesmo a família de receber convidados em sua casa. Muitas pessoas acabam se isolando e deixando de receber pessoas na sua casa apenas por causa do comportamento agressivo do seu cão, que poderia ser facilmente resolvido se o animal tivesse sido socializado de forma correta.

Falta de atividade física

A importância do passeio para os cães

Um outro ponto chave na questão dos passeios diários com o animal está relacionado a atividade física. E aqui temos um dos grandes erros e problemas que os donos enfrentam com relação aos animais que ficam muito tempo presos. Por mais que o animal tenha á sua disposição um amplo espaço para correr e brincar, ele geralmente só faz isso quando é estimulado. O cão simplesmente não consegue ter a consciência de que precisa correr pelo pátio para não ter problemas de saúde.

Além de tornar o cachorro propensos a ter problemas de saúde, como a obesidade, em alguns casos o animal pode desenvolver um comportamento destrutivo e inquieto, justamente pelo acumulo de energia não gasta em atividades cotidianas.

Portanto, mesmo morando em casas com amplos pátios, é muito importante sair e passear com o seu cão. Caso tenha problemas nas saídas, confira nosso artigo dicas para um passeio mais tranquilo com o seu cão

Postado em .


Pela Web

Comentários