Por
- Atualizado
publicado em Saúde
Hoje em dia está cada vez mais difundido o conceito de prática e guarda responsável entre os donos de cachorros, gatos ou qualquer outro animal de estimação. Mas afinal de contas, o que é esta guarda responsável e como fazer com que ela realmente seja aplicada na prática?
A guarda responsável nada mais é do quem um conjunto de normas ou práticas que devem ser mantidas para que qualquer animal consiga viver bem.
O conceito é muito popular especialmente quando estão relacionados à adoção de animais, como cães e gatos. Isso porque, infelizmente é muito comum que as pessoas adotem os animais e logo depois volte a abandoná-los, ou uma determinada pessoa de dentro da família adota o animal para uma criança, por exemplo, e ele sofra um maus tratos de outras pessoas.
Acima de qualquer regra, a principal essência da guarda responsável é que as pessoas realmente tenham consciência que elas precisam de cuidados como qualquer outra pessoa, ainda mais que este será um companheiro que poderá ficar de 15 a 20 anos dentro da família. Por isso, é extremamente importante que estes animais sejam tratados com amor e respeito.
Existem alguns pilares que fazem parte desta guarda responsável. Confira os quatro principais:
Alimentação
Além de todo o carinho e a atenção que os animais merecem, os donos não podem esquecer que são eles os provedores de alimentos dos animais. Portanto, é muito importante dar alimentos adequados para o seu animal de estimação e também deixar sempre água fresca e potável a disposição.
Higiene
Manter condições de higiene favoráveis para os seus animais também é muito importante, até mesmo por questões de saúde. Caso você tenha alguma dúvida sobre quantos banhos e como o banho deve ser dado em determinado animal, consulte sempre um especialista ou veterinário.
Além disso, limpe sempre o local onde o animal fica, especialmente recolhendo os dejetos deles.
Doenças
Os cachorros e os gatos domésticos são suscetíveis as doenças, uns mais do que os outros. Por isso, é importante que os animais estejam sempre vacinados e também devem ser levados ao veterinário sempre que aconteça qualquer problema.
Esterilização
A guarda responsável também se preocupa muito com a quantidade de animais abandonados. Por isso, é sempre muito recomendado que todos os animais que estão sendo criados e que não tenham o fim de procriação sejam castrados. Assim não existe risco de ter mais uma série de animais que sejam abandonados.