Fofuxo.com

Gravidez Psicológica em Gatas

Saiba mais sobre este problema que afeta cerca de metade das gatas domésticas não castradas.

Um dos motivos que mais leva gatas para o veterinário é um problema conhecido como Pseudociese. O nome pode parecer um tanto quanto complicado, mas ele significa algo bem simples e que acaba fazendo parte do dia a dia dos donos de muitas gatinhas ao redor do mundo: gravidez psicológica.

Gravidez Psicológica em Gatas

De acordo com estudos relacionados ao comportamento das felinas, este é um problema realmente rotineiro. Cerca de 50% das gatas que não são castradas acabam, alguma vez na vida, apresentando a chamada gravidez psicológica. Além do problema ser bastante comum, as observações dos veterinários também dão conta que o problema tende a acontecer mais vezes durante a vida dela.

Características da gravidez psicológica

O problema acaba aparecendo geralmente após o período fértil, também conhecido apenas como cio, e está diretamente relacionado a um problema hormonal que atinge as felinas. Portanto, os donos sempre devem estar atentos quando as gatas acabam saindo deste período.

Os principais sintomas aparecem no terceiro mês depois do final do período de CIO, que é o momento que ela poderia estar gestando novos gatinhos. Os sintomas são velho conhecidos de praticamente todas as pessoas que já passaram pelo problema com a sua felina. Ela realmente pensa que está grávida, mas com algumas alterações no comportamento. Geralmente elas se tornam mais agressivas do que quando efetivamente estão grávidas.

Os gatos fazem ninhos, ficam agressivos, e alguns casos acabam parando de se alimentar porque percebem que os filhotes não estão ali presentes, causando uma profunda depressão. Além disso, uma das principais características das gatas que apresentam a Pseudociese é que elas acabam apresentando um volume de leite nas mamas, comum nas gatas que estão grávidas ou que tiveram recentemente filhotes.

E alguns casos a gata também pode adotar um objeto dentro da casa que acaba tomando o lugar do seu filhote. Geralmente são pequenos animais de pelúcia que mais chamam a atenção dos animais na hora da adoção. Chinelos e sapatos em geral, meias, e até mesmo outros animais dentro de casa também podem ser adotados.

Tratamento

Gravidez Psicológica em GatasApesar de ser um problema considerado grave, de uma certa forma a gravidez psicológica exige uma atenção de parte dos donos dos felinos. Isso porque ela pode ocasionar alguns outros de problema mais sérios de saúde, como Piometra (infecção no útero) e Mastite (infecção da glândula mamária).

Existem alguns medicamentos que podem ser utilizados para tratar os sintomas causados pela gravidez psicológica. Mas é importante que a gata seja levada para a avaliação de um veterinário antes de ministrar qualquer tipo de medicamento no seu pet.

Mas de uma forma geral, a prevenção do problema realmente é a castração da gata. 

Postado em .


Pela Web

Comentários