Por
publicado em Saúde
Quando uma gata grávida dá à luz aos seus filhotes, a primeira coisa que as pessoas costumam fazer é começar a dar os nomes para os filhotes. Mas uma dúvida que pode surgir, e que costuma ser bem menos fácil de ser resolvida como quando estamos lidando com cachorros, por exemplo, é o sexo dos bebês que acabaram de nascer. Afinal de contas, estamos lidando com gatinhos ou com gatinhas?
Realmente, se você não tem muita experiencia com gatinhos filhotes, não fique chateado caso realmente não consiga identificar o sexo do seu felino. E, quanto mais novo for o filhote, maior será a dificuldade. Isso porque tanto o pênis quanto a vulva dos felinos ficam escondidos, diferentemente do que acontece com os cães, que ficam mais evidentes.
Mas existem alguns truques que podem ajudar na hora de definir o sexo do gato filhote. Para isso, será preciso observar a região da genitália com mais atenção. No macho, é possível identificar os testículos quando não castrados ou uma bolsa de pele vazia quando o gato for castrado. A distância entre o ânus e o pênis do gato é maior do que a distância da vulva e o ânus na fêmea, por isso é importante também ter este cuidado.
Além disso, também será possível saber o sexo do felino analisando de uma forma mais clara a região ao levantar o rabo do pet. Os machos que não foram castrados são mais fáceis de serem identificados, pois os testículos já desceram para a bolsa, depois de uma certa fase. É possível conferir duas protuberâncias na pele, entre o ânus e o pênis, que em adultos tem uma distância de mais ou menos 3cm.
Nas fêmeas, a vulva fica mais perto do ânus, sendo que ela apresenta uma ranhura vertical, lembrando a letra “i”. Uma curiosidade entre as fêmeas: na grande maioria dos casos,, os bichanos que possuem três cores costumam ser fêmeas, em virjtude do fato do cromossomo X estar ligado