Os gatos domésticos costumam ser bastante resistentes no dia a dia aos mais variados tipos de desafios. São animais que lidam muito bem com variações climáticas, que conseguem se proteger de muitos perigos e que também se adaptam facilmente a novas rotinas. Mas algo que pode ser encontrado em praticamente todas as casas do mundo pode representar um risco.

Gatos podem ficar doentes com poeira de casa

De acordo com uma pesquisa realizada na Universidade de Estocolmo, na Suécia, a poeira que costuma ser encontrada dentro de casa pode acabar representando um verdadeiro perigo para a saúde do animal. E o principal problema seria uma substância chamada retardante de chamas bromado.

Essa substância costuma ser encontrada com mais abundância em móveis e equipamentos eletrônicos e que possui como função principal reduzir os riscos de incêndio naquele objeto em questão. E recentemente os pesquisadores afirmaram que a substância também pode acabar se dissolvendo com o tempo e fazer parte do pó da casa.

Gatos podem ficar doentes com poeira de casa

O retardante de chamas bromado seria capaz de desregular hormônios dos gatos, o que poderia explicar o maior índice de doenças relacionadas ao hipertireoidismo nos felinos. Alguns outros fatores também contribuem para o problema de saúde, como a genética e também o avançar da idade. Por isso, é importante que os tutores fiquem atentos a estes fatores de risco.

Confira algumas dicas para reduzir os problemas que podem ser causados pela poeira de casa aos felinos:

  • Passe um pano com água sanitária pela casa pelo menos duas vezes por semana;
  • Limpe carpetes e tapetes com aspirador de pó ao invés de vassoura;
  • Passe um pano úmido em moveis e eletrônicos sempre que houver acúmulo de poeira;
  • Limpe todos os dias potes de comida e água dos gatos, para que não fique poeira acumulada.