Os gatinhos costumam dormir grande parte do dia. Basta olhar para o felino para ver que, em grande parte do dia, ele está dormindo. E isso acontece com a grande maioria dos gatos. De acordo com uma pesquisa feita por especialistas, um gato costuma dormir durante dois terços da sua vida, o que daria algo em torno de 16 horas por dia.

Por que os gatos dormem tanto?

Com isso, o gato pode facilmente ser classificado com um dos mamíferos que mais dormem na natureza, somente perdendo para espécies de morcegos e também de gambás.

Um dos principais motivos pelos quais os gatos dormem grande parte do dia pode ser explicado pelos seus antecessores. Os felinos costumam ficar mais ativos durante a noite do que durante o dia, sendo que é nessa parte do dia que eles costumavam sair para caçar. Hoje em dia os felinos domésticos não precisam mais correr atrás do seu alimento, mas eles seguem tendo mais energia durante a noite.

O problema é que os gatos que estão sendo cuidados por humanos também acabam pegando boa parte do seu comportamento. Sendo assim, os felinos acabam dormindo durante a noite, pois geralmente ficam presos em uma casa que acaba não tendo muito o que fazer quando todos estão dormindo.

Por que os gatos dormem tanto?

Com isso, os felinos acabam dormindo boa parte do dia e também boa parte da noite. Mas é interessante notar que boa parte deste período o gato está em um sono leve. Sendo assim, qualquer estimulo diferente pode fazer com que ele desperte rapidamente.

Portanto, o fato do gato dormir boa parte do dia não significa que ele esteja doente, muito pelo contrário, trata-se de um comportamento natural da espécie.