Por Rodrigo Bueno

publicado em Saúde

As pessoas que estão acostumadas com as rotinas dos felinos sabem que, em determinados momentos, os gatos vomitam. Inclusive, eles acabam fazendo isso muito mais do que os cachorros. Na grande maioria dos casos o vomito se dá pelo acúmulo de pelos dos felinos, que costumam utilizar a sua língua para promover uma limpeza do seu próprio corpo.

O que fazer quando o gato vomita?

Mas existem determinadas situações que podem provocar tipos diferentes de vômitos. Por exemplo, quando os gatos acabam colocando para fora pedaços inteiros de comida, pode ser que ele esteja comendo a comida sem mastigar, inerindo muito ar ao mesmo tempo. Ou pode ser que eles simplesmente estejam comendo muito rápido.

Em outros casos, pode ser que o felino simplesmente não estejam se adaptando com algum tipo de alimento novo. Isso acontece quando existe a troca da ração, por exemplo. Algumas raças tendem a ser mais sensíveis para este tipo de alteração.

O vômito também pode acabar sendo sintoma de algumas doenças que são relativamente comuns no dia a dia dos gatos, como intoxicação alimentar, alergias, parasitas, doenças gastrointestinais, inflamação do estomago ou esôfago, dentre outras.

Saiba o que fazer quando o seu gato estiver passando por qualquer uma dessas situações:

Mantenha uma certa distância

Antes de mais nada, é importante lembrar que os gatos não gostam muto dos humanos por perto quando acontecem algumas coisas com eles, incluindo quando ele está passando mal. Por isso, pode ser interessante manter uma certa distância dos felinos quando eles estão vomitando, especialmente evitando repreender os felinos.

O que fazer quando o gato vomita?

Observe o que está sendo expelido

Para tentar entender melhor o que pode estar acontecendo com o gato, é importante verificar o que está sendo expelido. No caso das comidas inteiras, pode ser que o felino esteja apenas tendo alguma dificuldade alimentar. Em outros casos, pode ser o sintoma de uma doença mais séria.

Observe o que acontece depois

Depois que o gato vomita, é importante verificar se ele apresenta qualquer outro tipo de sintoma. Caso ele siga com sua vida normalmente, muito provavelmente não é nada demais. Mas, caso ele apresente outro comportamento estranho, é fundamental levar o seu amigo para o veterinário.