Fofuxo.com

O que fazer quando o seu gato some

Entenda o que pode ser feito para impedir que o seu gato suma e o que fazer quando ele já desapareceu.

Um dos grandes medos da maioria dos donos de gatos é que o seu felino se perca e não volte mais para casa. Afinal de contas, os gatos possuem hábitos noturnos que dificilmente conseguem ser deixados de lado. E como eles estão sempre dando voltas pela rua, não é incomum de encontrarmos casos de felinos que simplesmente não voltaram para casa.

O que fazer quando o seu gato some

Geralmente os gatos conseguem lembrar do caminho de volta para casa com uma certa facilidade. Mas alguns donos não gostariam de arriscar e ver o seu querido animal de estimação na rua. Além disso, ainda existe o problema das pessoas que moram em apartamentos.

Castração

A castração geralmente é apontada como uma solução para que o cachorro deixe de sair de casa. Mas nem sempre isso é verdade. Não é incomum encontrarmos gatos que mesmo depois de castrados continuam saindo para a rua. O ideal é tentar castrar o animal antes que ele acostume com os passeios noturnos, o que vai diminuir a chance de ele sair de casa.

Identificação

Uma outra providencia muito importante que deve ser tomada para garantir uma maior facilidade na recuperação dos animais são as placas de identificação. Elas podem ser instaladas tanto na sua forma mais convencional, que são as coleiras com as plaquinhas onde constam as informações dos animais, como também com o chip.

No primeiro caso, é importante comprar uma coleira ou uma corrente com um bom material para que ela não rompa com facilidade. Além disso, é importante também escrever as informações atualizadas de contato com o dono, com uma letra que seja de fácil entendimento.

No caso do chip, este é um procedimento mais seguro mas que se torna mais caro em muitas cidades brasileiras. Será necessário encontrar uma clínica que faça este procedimento de implantar o chip sob a pele do animal, com as informações cadastradas dos contatos dos donos.

Quando perder

Quando o dono sentir que o seu gato não voltou de um passeio, o primeiro passo é procurar o Serviço de Zoonoses da sua cidade (carrocinha). Este serviço costuma recolher os animais da rua e manter ele em um abrigo por determinado tempo. Geralmente o prazo é de 3 a 5 dias.

Posteriormente os donos também poderão entrar em contato com veterinários ou pet shops da região, que geralmente são locais que costumam receber animais que são encontrados na rua.

Cartazes pela rua e nos locais de circulação do grande púbico no bairro também poderão ajudar a hora de localizar o animal perdido. 

Postado em .


Pela Web

Comentários